Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos de diferentes estratégias de suplementação nas águas sobre parâmetros metabólicos e fermentação ruminal de tourinhos Nelore pastejando capim marandu (Brachiaria brizantha), e fracionamento de carboidratos e proteínas da forragem

Processo: 08/56631-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2009
Vigência (Término): 30 de novembro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Nutrição e Alimentação Animal
Pesquisador responsável:Flávio Augusto Portela Santos
Beneficiário:João Ricardo Rebouças Dórea
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Bovinocultura de corte   Suplementos alimentares para animais   Gado Nelore

Resumo

O objetivo deste projeto será avaliar os efeitos de diferentes níveis de suplementação energética sobre os parâmetros metabólicos (ruminais e sangüíneos), e consumo voluntário de forragem e cinética ruminal de tourinhos Neloregarrotes de corte recriados em pastagem tropical, recebendo 4 níveis de suplementação energética, na época das águas. Além disso, será avaliado a cinética de degradação ruminal e o fracionamento de carboidratos e proteínas da pastagem em que os garrotes estarão pastejando. Cada nível de suplementação consiste consistirá em um tratamento, sendo eles: T1) controle, (somente suplementação mistura mineral) (0% de concentrado energético); T2) fornecimento de do 0,3% de PV em concentrado energético; T3) fornecimento de 0,6% de do PV em concentrado energético; T4) fornecimento de 0,9% de do PV em concentrado energético. Serão utilizados 8 garrotes de cortetourinhos Nelore, fistulados no rúmen, com aproximadamente 220 kg e 8 meses de idade. Os animais serão alocados em 10 ha de pastagem de capim Brachiaria brizantha cv. Marandu. Será avaliado parâmetros metabólicos: ruminais e sangüíneos, o consumo de forragem, cinética ruminal, e fracionamento dos carboidratos e proteínas da forragem. Os parâmetros avaliados serão a ingestão voluntária de forragem, pH ruminal, concentrações de ácidos graxos de cadeia curta (AGCC) e nitrogênio amoniacal (N-NH3) no rúmen, e teores plasmáticos de glicose, uréia e ácidos graxos livres. A forragem será amostrada para realização do fracionamento de carboidratos, segundo o modelo do CNCPS V 5.0, e deproteínas, segundo o modelo do NRC (2001) e do CNCPS V 5.0. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
AZEVEDO COSTA, DIOGO FLEURY; CORREIA, PAULO SERGIO; REBOUCAS DOREA, JOAO RICARDO; DE SOUZA, JONAS; DE SOUZA CONGIO, GUILHERMO FRANCKLIN; PIRES, ALEXANDRE VAZ; MUNIZ MALAFAIA, PEDRO ANTONIO; DROUILLARD, JAMES; DOS SANTOS DIAS, CARLOS TADEU; LUCHIARI-FILHO, ALBINO; PORTELA SANTOS, FLAVIO AUGUSTO. Strategic supplementation of growing cattle on tropical pastures improves nutrient use and animal performance, with fewer days required on the finishing phase. ANIMAL PRODUCTION SCIENCE, v. 61, n. 5 DEC 2020. Citações Web of Science: 0.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
DÓREA, João Ricardo Rebouças. Níveis de suplemento energético para bovinos em pastagens tropicais e seus efeitos no consumo de forragem e fermentação ruminal. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.