Busca avançada
Ano de início
Entree

Degradação do herbicida amicarbazona por fotólise direta e h202/uv em reator fotoquímico anular coaxial

Processo: 08/56430-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2009
Vigência (Término): 04 de outubro de 2010
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Química - Processos Industriais de Engenharia Química
Pesquisador responsável:Antonio Carlos Silva Costa Teixeira
Beneficiário:André Luís de Castro Peixoto
Instituição-sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Redes neurais (computação)   Herbicidas

Resumo

Ao longo dos anos, a agricultura mundial cresceu em produtividade e área cultivada, acompanhada pelo uso intenso de agrotóxicos, que também sofreram grandes evoluções. Muitas moléculas novas surgiram, com características físico-químicas que propiciam funcionalidades diferenciadas e comportamentos ambientais distintos, com grandes alterações nos perfis toxicológicos e eco toxicológicos. Dentre essas novas substâncias, tem-se o herbicida amicarbazone, com utilização legalizada a partir de outubro de 2005. Diversas tecnologias têm sido estudadas objetivando a remoção de pesticidas de efluentes aquosos incluindo a cloração, a filtração e os processos oxidativos avançados (POAs), incluindo, entre esses últimos, os processos de fotodegradação solar ou artificial. O presente projeto tem como objetivo principal a degradação do agente ativo amicarbazone em solução aquosa por fotólise direta eu por H2O2/UV em reator fotoquímico tubular com escoamento anular e campo de radiação coaxial. Além da verificação do grau de mineralização do composto por metodologias analíticas consolidadas (DQO, DBO e COT), buscar-se-á identificar alguns dos intermediários (subprodutos) gerados por cromatografia líquida (HPLC), bem como avaliar a toxicidade aguda promovida por esses subprodutos. Dessa forma, a viabilidade do processo oxidativo se dará não somente por parâmetros químicos padronizados, mas também por parâmetros biológicos, conforme exigência legal da resolução CONAMA 357/05. Também serão utilizadas Redes Neurais Artificiais para obtenção de modelo empírico para a cinética de degradação do princípio ativo amicarbazone e remoção de toxicidade. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE CASTRO PEIXOTO, ANDRE LUIS; SILVA COSTA TEIXEIRA, ANTONIO CARLOS. Degradation of amicarbazone herbicide by photochemical processes. JOURNAL OF PHOTOCHEMISTRY AND PHOTOBIOLOGY A-CHEMISTRY, v. 275, p. 54-64, FEB 1 2014. Citações Web of Science: 15.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PEIXOTO, André Luís de Castro. Degradação do herbicida amicarbazona por fotólise direta e H2O2/UV em reator fotoquímico anular coaxial.. 2013. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Politécnica São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.