Busca avançada
Ano de início
Entree

Reconstrução paleoambiental da turfeira APA pau-de-fruta, Serra do Espinhaço Meridional - mg

Processo: 08/56682-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de maio de 2009
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Ciência do Solo
Pesquisador responsável:Pablo Vidal Torrado
Beneficiário:Ingrid Horák Terra
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Palinologia   Turfeiras

Resumo

As turfeiras são ambientes especiais para estudos que procuram compreender a evolução das paisagens em função de mudanças climáticas, pois se constitui de material com grande potencial indicador, representando registros paleoambientais naturais que se acham preservados no interior desses depósitos sedimentares e orgânicos quaternários. O planeta Terra encontra-se sob ameaça de extremas mudanças globais no clima, resultantes do "efeito estufa", fato que vem nas últimas décadas despertando o interesse crescente pela pesquisa paleoclimática, principalmente pela possibilidade que oferece na identificação das conseqüências atuais do aquecimento global em diferentes regiões, proporcionada pelo confronto com os resultados do passado. No entanto, a maioria dos dados existentes em relação a este assunto refere-se ao hemisfério norte, havendo, portanto uma carência de estudos nas regiões tropicais. Este projeto se propõe a estudar uma turfeira na Serra do Espinhaço Meridional-MG sob a perspectiva paleoambiental, utilizando técnicas de análise isotópica (14C e 13C) da matéria orgânica, análise palinológica e em eventuais casos, será utilizada como complementar a análise silicofitolítica para a reconstituição dos principais cenários de vegetação durante a gênese desse organossolo e sua relação com os paleoclimas da região. Deste modo, pretende-se contribuir para o entendimento das condições paleoambientais no Brasil, como fonte de dados confiáveis para calibração de modelos que pretendam diagnosticar as futuras mudanças do clima e embasar a discussão da importância dos ecossistemas turfosos, principalmente aqueles da Serra do Espinhaço Meridional. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PINTO DA LUZ, CYNTHIA FERNANDES; HORAK-TERRA, INGRID; SILVA, ALEXANDRE CHRISTOFARO; MENDONCA FILHO, CARLOS VICTOR; VIDAL-TORRADO, PABLO. POLLEN RECORD OF A TROPICAL PEATLAND (PAU DE FRUTA) FROM THE SERRA DO ESPINHACO MERIDIONAL, DIAMANTINA, STATE OF MINAS GERAIS - ANGIOSPERMS EUDICOTYLEDONS. Revista Brasileira de Paleontologia, v. 20, n. 1, p. 3-22, JAN-APR 2017. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.