Busca avançada
Ano de início
Entree

Da leitura a literatura ao letramento literário: a pratica docente em foco

Processo: 08/56882-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2009
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Renata Junqueira de Souza
Beneficiário:Kelly Cristina Costa Martins
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Ambiente escolar   Trabalho docente   Leitura   Práticas pedagógicas   Alunos

Resumo

Esta pesquisa busca analisar como são realizadas as práticas de leitura na escola e quais as metodologias adotadas pelo professor dos primeiros anos de escolarização para letrar seus alunos através de textos literários. Sabemos que a leitura sempre foi fundamental desde os primórdios da história, e sua utilização sempre foi influenciada pelas classes dominantes e pelo contexto social, cultural, religioso e político de cada época. Ainda hoje o acesso à leitura se apresenta, muitas vezes, como prática restrita. As pessoas das classes menos favorecidas parecem ter menos condições de acesso à leitura. Entretanto, com a universalização do ensino a escola passou a ser um espaço importante para desenvolver e proporcionar as práticas de leitura aos seus alunos, e na maioria das vezes, é através da instituição escolar que as pessoas oriundas desta classe estabelecem os primeiros contatos com a leitura. Muitas crianças têm a escola como único espaço que lhes possibilita o contato com publicações de toda ordem, incluindo os livros. A questão que se apresenta é que este espaço, muitas vezes, ao invés de promover um contato prazeroso, na verdade estabelece uma formalização rígida que ora sacraliza o livro, ora o reduz a trechos de textos selecionados pelos autores de livros didáticos. Neste ensejo o texto literário se apresenta como um recurso para o ensino/aprendizagem da leitura e, evidentemente, para a formação do gosto literário, mas, não podemos simplesmente incluí-lo na programação cotidiana, sem dar-lhe o devido destaque cultural e pedagógico, seja. na criteriosa seleção do que se oferece ao aluno, que não pode deixar de lado as características dos cânones, seja no tratamento didático dado ao estudo do texto, que não pode prescindir de atividades que desenvolvam adequadas estratégias de abordagem e processamento do texto literário. Para o desenvolvimento desta pesquisa iremos realizar, a priori, uma análise documental, entrevistas semi-estruturadas com gravação em áudio, com uma professora do terceiro ano do Ensino Fundamental e observações em sala, participaremos também das reuniões de HTPC buscando analisar como as discussões feitas, nessas reuniões se constituem na prática da professora no trabalho com leitura em sala de aula. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MARTINS, Kelly Cristina Costa. Da leitura à literatura ao letramento literário : prática docente em foco. 2011. 116 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências e Tecnologia. Presidente Prudente.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.