Busca avançada
Ano de início
Entree

Infancia e livros: o que pensam, dizem e fazem as criancas a partir da leitura de historias? um estudo a luz da sociologia da infancia

Processo: 08/55980-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2009
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Outras Sociologias Específicas
Pesquisador responsável:Maria Letícia Barros Pedroso Nascimento
Beneficiário:Debora Perillo Samori
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Livros   Sociologia da infância   Infância
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cultura De Pares | Infancia | Leitura De Historias | Livros | Reproducao Interpretativa | Sociologia Da Infancia

Resumo

Este projeto de pesquisa retoma a infância em sua perspectiva histórica e propõe uma breve intersecção com as possibilidades de compreendê-la na atualidade. À luz da sociologia da infância e de alguns de seus conceitos principais - reprodução interpretativa e cultura de pares - este projeto pretende se aproximar do ponto de vista das crianças em relação a algumas atividades bastante comuns no cotidiano escolar: a leitura de histórias e o contato com livros. A partir de uma abordagem etnográfica (observação das crianças em sala de aula) e de entrevistas coletivas com grupos de crianças, a pesquisadora pretende lançar luz ao que pensam, dizem e fazem diante dos livros e suas histórias, compreendendo como suas culturas de pares e reproduções interpretativas se re-constroem mutuamente. As questões que se colocam são: o que se produz e o que se mantêm, tanto no último ano da educação infantil quanto no primeiro ano do atual ensino fundamental de nove anos? Afinal, como a construção da cultura infantil a respeito da leitura acontece para as crianças que estão nas escolas brasileiras? (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SAMORI, Debora Perillo. Infância e literatura infantil: o que pensam, dizem e fazem as crianças a partir da leitura de histórias? A produção de culturas infantis no 1º ano do ensino fundamental. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Educação (FE/SBD) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.