Busca avançada
Ano de início
Entree

A escrita da historia na Antiguidade Tardia a luz de Gregorio de Tours e Isidoro de Sevilha.

Processo: 08/56093-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2009
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Humanas - História - História Antiga e Medieval
Pesquisador responsável:Marcelo Cândido da Silva
Beneficiário:Verônica da Costa Silveira
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Visigodos   Francos

Resumo

Gregório de Tours e Isidoro de Sevilha foram os autores de duas obras de caráter historiográfico que inauguraram uma nova forma de registrar a história na Antigüidade Tardia. As histórias escritas pelos bispos de Tours e Sevilha ocupavam-se com elementos particularistas em detrimento ao universalismo característico de obras como a "História Eclesiástica" de Eusébio de Cesaréia e a "História contra os pagãos" de Paulo Orósio. De fato, há algo de peculiar nos DECEM LIBRI HISTORIARUM de Gregório de Tours e nas HISTORIA GOTHORUM SUEBORUM ET VANDALORUM de Isidoro de Sevilha: elas outorgam aos francos e aos visigodos, respectivamente, um lugar central no curso do tempo. O objetivo central dessa pesquisa é justamente analisar essa atenção especial aos francos e aos visigodos nos escritos historiográficos dos bispos. Pretendemos estudar quem eram os francos e quem eram os visigodos e qual é o papel que eles cumpriam na história conforme entenderam os bispos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVEIRA, Verônica da Costa. História e historiografia na antigüidade tardia à luz de Gregório de Tours e Isidoro de Sevilha. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.