Busca avançada
Ano de início
Entree

Saude reprodutiva e fecundidade entre as mulheres guarani no estado de sao paulo

Processo: 08/56909-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2009
Vigência (Término): 31 de agosto de 2010
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Demografia - Componentes da Dinâmica Demográfica
Pesquisador responsável:Marta Maria Do Amaral Azevedo
Beneficiário:Sofia Pereira Madeira
Instituição-sede: Núcleo de Estudos da População (NEPO). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Fecundidade   Dinâmica de populações   Saúde reprodutiva

Resumo

Os povos Guarani podem ser encontrados no Paraguai, na Argentina, na Bolívia e, no Brasil, nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Dividem-se em Kaiowá, Mbyá e Nhandeva e têm como base de sua organização social, econômica e política a formação de famílias extensas, que organizam a ocupação espacial nos tekoha (território onde se realiza o jeito de ser guarani) segundo relações de parentesco e afinidade. Sendo a família extensa a base da organização sócio-cultural guarani, faz-se necessário pensar a saúde reprodutiva desse grupo e suas concepções sobre esse tema. Trabalhar-se-á com a hipótese de que, assim como apontado freqüentemente pela literatura de demografia indígena, os povos guarani apresentam elevadas taxas de fecundidade que, por sua vez, seriam parcialmente responsáveis pelo acelerado crescimento populacional desses grupos, de maneira articulada ao processo de queda da mortalidade. Nessa perspectiva, o presente projeto tem como objetivos principais estimar os níveis e padrões de fecundidade das mulheres indígenas pertencentes a dois grupos Guarani: Nhandeva e Mbyá. As estimativas serão feitas a partir da fonte de dados populacionais do SIASI (Sistema de Informações de Saúde Indígena) do Ministério da Saúde e de entrevistas em profundidade e histórias de vida que serão coletadas entre as mulheres de quatro comunidades localizadas no litoral de SP. Esse projeto faz parte da linha de pesquisas do NEPO Demografia de Etnias e faz parte do projeto apoiado pelo CNPq (proc. nº 401176/2005-(3)) "Estudo do conceito e percepção de segurança alimentar e nutricional entre os Guarani do Estado de São Paulo" desenvolvido pela Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP em conjunto com o NEPO e a FEF dessa mesma universidade. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MADEIRA, Sofia Pereira. Perfil demográfico e estimativas de paridade dos Guarani nas regiões Sul e Sudeste do Brasil. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.