Busca avançada
Ano de início
Entree

A argumentacao no trabalho de campo: abordando a sucessao ecologica na floresta da usp, campus de ribeirao preto.

Processo: 08/56860-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2009
Data de Término da vigência: 31 de março de 2011
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Marcelo Tadeu Motokane
Beneficiário:Luziene Aparecida Grandi
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Sala de aula   Ensino de biologia   Ensino de ciências   Argumentação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Argumentacao | Enculturacao Cientifica | Ensino De Biologia | Ensino De Ciencias | Sala De Aula | Trabalho De Campo

Resumo

A linguagem das ciências muitas vezes constitui-se da representação de meros termos novos e sem sentido para os alunos, tanto em atividades em sala de aula com em atividades de trabalho de campo. Refletindo sobre essas questões, investigações foram realizadas por pesquisadores visando estudar o discurso dos alunos durante intervenções que favorecessem a enculturação científica, o raciocínio lógico e a argumentação preponderante nesses ambientes (principalmente na sala de aula). Entretanto, pressupondo-se que a sala de aula e o trabalho de campo têm funções complementares na educação em ciências, além de trabalhar e integrar as diversas linguagens - gestual, visual e escrita de maneiras diferentes, o objetivo desse trabalho é verificar quais elementos favorecem a argumentação em aulas de ciências e biologia durante um trabalho de campo (nesse caso, em uma mata de reflorestamento). Assim, com base nos resultados que serão obtidos, o projeto pretende responder à pergunta: "Quais são as características do trabalho de campo que favorecem a argumentação nas aulas de ciências/biologia?". (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GRANDI, Luziene Aparecida. O argumento no trabalho de campo: abordando a sucessão ecológica na floresta da USP, campus de Ribeirão Preto. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Física (IF/SBI) São Paulo.