Busca avançada
Ano de início
Entree

Irradiação de miniplacas de elementos combustíveis tipo dispersão no reator de pesquisa IEA-R1 do ipen-cnen-sp

Processo: 08/55686-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2009
Vigência (Término): 30 de abril de 2010
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Nuclear - Combustível Nuclear
Pesquisador responsável:Antonio Teixeira e Silva
Beneficiário:Douglas Borges Domingos
Instituição-sede: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN). Secretaria de Desenvolvimento Econômico (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil

Resumo

Com o objetivo de se qualificar elementos combustíveis de U3O8-AI com densidades de até 3.0 gU/cm3, bem como elementos combustíveis de U3Si2-AI com densidades de até 4,8 gU/cm3, foi projetado e construído um dispositivo para irradiação de mini-placas destes combustíveis pela Grupo de Engenharia do Combustível do Centro de Engenharia Nuclear do IPEN-CNEN-SP. O objetivo deste trabalho de dissertação de mestrado é avaliar, através de análises neutrônicas e termo-hidráulicas, o impacto da inserção deste dispositivo com mini-placas dos combustíveis acima no reator IEA-R1 do IPEN-CNEN-SP. Após esta análise e da definição da posição de irradiação, estas miniplacas serão irradiadas no reator IEA-R1 até atingiram uma queima 80% de 235U, o que possibilitará dizer que combustíveis com as densidades acima fabricados no IPEN-CNEN/SP estarão qualificados para utilização neste reator. O IPEN-CNEN/SP não tem células quentes para análise destrutivas de combustíveis nucleares. Em conseqüência, exames não destrutivos serão utilizados para acompanhar o comportamento sob irradiação destas mini-placas no reator. Esta avaliação consistirá de dois itens: 1. Monitoramento do desempenho do combustível durante a operação do reator IEA-R1 através dos seguintes parâmetros: potência do reator, tempo de irradiação, fluxo neutrônico na posição do dispositivo de irradiação, queima, temperatura de entrada e saída da água de resfriamento do reator, pH da água, condutividade da água, quantidade de cloro e análise radioquímica da água do reator. 2. Inspeção visual periódica das mini-placas com câmera subaquática para verificar a sua integridade e condições superficiais, medida de espessura das mini-placas para verificar o inchamento do combustível ao longo da queima e eventuais teste de "sipping", caso haja suspeita de falha de alguma mini-placa. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
DOMINGOS, Douglas Borges. . 2010. Dissertação de Mestrado - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.