Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao de calcio, ferro, manganes e zinco ligados e proteinas de plasma sanguineo de tilapia do nilo (oreochromis niloticus)

Processo: 08/55903-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2009
Vigência (Término): 30 de junho de 2010
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Pedro de Magalhães Padilha
Beneficiário:Felipe André dos Santos
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Metalômica

Resumo

O trabalho busca a otimização de métodos eletroforéticos em 2D para o fracionamento de proteínas de amostras de plasma sangüíneo de tilápia do Nilo para posterior identificação dessas proteínas por análise das imagens obtidas nos géis de poliacrilamida. Um estudo de mapeamento por SR-XRF dos spots protéicos para identificação qualitativa de íons Ca, Fe, Mn e Zn será feito em seguida, para então, otimizar procedimentos de extração desses íons metálicos dos spots para quantificação por FAAS/GFAAS. As proteínas presentes nos spots onde forem detectados/quantificados os íons metálicos de interesse serão caracterizadas por MALDI-TOF MS. Diferentes formas de preparo das amostras para extração das proteínas e diferentes programas de separação por eletroforese 2D-PAGE, serão avaliadas. As determinações de íons metálicos serão feitas por FAAS/GFAAS, após mineralização ácida das frações dos géis que contém os spots de interesse em forno de micro-ondas. A proposta de trabalho, além possibilitar a avaliação de metaloproteínas em amostras de plasma de tilápia do Nilo, poderá também trazer informações importantes para a área de fisiologia e genética de peixes em relação aos estudos do proteoma e metaloma dessa espécie. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SANTOS, FELIPE A.; LIMA, PAULA M.; NEVES, RENATO C. F.; MORAES, PAULA M.; PEREZ, CARLOS A.; SILVA, MARCELO O. A.; ARRUDA, MARCO A. Z.; CASTRO, GUSTAVO R.; PADILHA, PEDRO DE MAGALHAES. Metallomic study on plasma samples from Nile tilapia using SR-XRF and GFAAS after separation by 2D PAGE: initial results. Microchimica Acta, v. 173, n. 1-2, p. 43-49, APR 2011. Citações Web of Science: 17.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SANTOS, Felipe André dos. Determinação de manganês e zinco em spots protéicos de plasma de tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus) por SR-XRF e GFAAS após separação por 2D-PACE. 2010. 54 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia de Botucatu. Botucatu.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.