Busca avançada
Ano de início
Entree

Variabilidade espacial e temporal da produtividade de uma plantação de Eucalyptus estimada através de métodos de balanço de carbono e calibração e validação do modelo ecofisiológico MAESTRA

Processo: 08/57078-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2009
Vigência (Término): 31 de agosto de 2011
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Recursos Florestais e Engenharia Florestal - Silvicultura
Pesquisador responsável:Antonio Natal Goncalves
Beneficiário:Otávio Camargo Campoe
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Ecofisiologia vegetal   Eucalipto

Resumo

O projeto EUCFLUX, parceria entre ESALQ/USP, IPEF e CIRAD visa estimar os fluxos de carbono, água e nutrientes para uma rotação completa de Eucalyptus grandis, ao nível do ecossistema, utilizando o método Eddy Covariance (EC), avaliando o efeito das variações edafoclimáticas sobre esses fluxos. Como parte do EUCFLUX, os objetivos deste projeto de doutorado são: I) Avaliar a variabilidade espacial e temporal da produtividade primária bruta (PPB) e produtividade líquida do ecossistema (PLE) utilizando o método do balanço de carbono destrutivo (BC); II) Confrontar os resultados do método BC com o EC verificando o grau de representatividade espacial do footprint calculado; III) Calibrar e validar o modelo MAESTRA para utilização como ferramenta de manejo visando aprimorar as práticas silviculturais para fins de produtividade e sustentabilidade. As hipóteses a serem testadas no estudo são: I) Haverá variabilidade espacial e temporal na produtividade primária bruta e liquida da floresta, sendo que os valores aumentarão com o aumento do aporte hídrico e de nutrientes do solo; II) Proporcionalmente, a alocação do carbono para a raiz será reduzida com aumento do aporte hídrico e de nutrientes do solo; III) Em valores absolutos, o fluxo de carbono para a raiz será maior em áreas mais produtivas; IV) O balanço de carbono estimado pelo método EC será correlacionado com o BC; V) O modelo MAESTRA permitirá estimar a produtividade ao longo do ano, a qual será correlacionada com o método EC. Assim, avaliação por ambos os métodos (BC e EC), permitirá ampliarmos o entendimento sobre os processos biofísicos que controlam a dinâmica do carbono, mostrando alto potencial de uso para o aperfeiçoamento de práticas silviculturais, visando à sustentabilidade da produção florestal. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CAMPOE, OTAVIO CAMARGO; STAPE, JOSE LUIZ; NOUVELLON, YANN; LACLAU, JEAN-PAUL; BAUERLE, WILLIAM L.; BINKLEY, DAN; LE MAIRE, GUERRIC. Stem production, light absorption and light use efficiency between dominant and non-dominant trees of Eucalyptus grandis across a productivity gradient in Brazil. FOREST ECOLOGY AND MANAGEMENT, v. 288, n. SI, p. 14-20, JAN 15 2013. Citações Web of Science: 40.
CAMPOE, OTAVIO C.; STAPE, JOSE LUIZ; LACLAU, JEAN-PAUL; MARSDEN, CLAIRE; NOUVELLON, YANN. Stand-level patterns of carbon fluxes and partitioning in a Eucalyptus grandis plantation across a gradient of productivity, in Sao Paulo State, Brazil. TREE PHYSIOLOGY, v. 32, n. 6, SI, p. 696-706, JUN 2012. Citações Web of Science: 17.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CAMPOE, Otávio Camargo. Ecologia da produção e da competição intra-específica do Eucalyptus grandis ao longo de um gradiente de produtividade no estado de São Paulo. 2012. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.