Busca avançada
Ano de início
Entree

Seleção natural em genes MHC: um teste da variabilidade na taxa de seleção durante a diversificação molecular

Processo: 08/56502-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2009
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Humana e Médica
Pesquisador responsável:Diogo Meyer
Beneficiário:Bárbara Domingues Bitarello
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Diversidade   Antígenos HLA

Resumo

Há diversos resultados que documentam o papel da seleção natural na geração de diversidade alélica em genes HLA. Tal regime seletivo provavelmente resulta de um processo coevolutivo, em que patógenos e genes do sistema imune do hospedeiro travam uma "corrida armamentista". Entretanto, uma série de perguntas sobre o processo de seleção em genes HLA permanece em aberto, e serão abordadas neste projeto. 1.A seleção natural positiva, observada nos códons que interagem com peptídeos potencialmente antigênicos, contribui para a diversificação alélica. Porém, não foi estabelecido se toda a diversificação alélica resulta da seleção natural, ou apenas aquela que distingue conjuntos de alelos com funções distintas. Para investigar este tema, investigaremos se as evidências de seleção diferem entre comparações envolvendo alelos funcionalmente semelhantes de comparações envolvendo alelos altamente diferenciados. 2.0s genes HLA constituem uma família gênica, e há boa evidência de que a seleção atuou na diversificação de alelos dentro de cada lócus. Porém, não há estudos quantificando o papel da seleção na diferenciação entre os genes. No presente estudo usaremos a razão de taxas de substituição sinônimas e não-sinônimas para quantificar os efeitos da seleção sobre os produtos de duplicação gênica nesses genes. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BITARELLO, BARBARA DOMINGUES; FRANCISCO, RODRIGO DOS SANTOS; MEYER, DIOGO. Heterogeneity of Ratios at the Classical HLA Class I Genes over Divergence Time and Across the Allelic Phylogeny. Journal of Molecular Evolution, v. 82, n. 1, p. 38-50, JAN 2016. Citações Web of Science: 6.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BITARELLO, Bárbara Domingues. Seleção natural em genes HLA: uma investigação da localização molecular e temporal dos eventos de seleção. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Biociências São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.