Busca avançada
Ano de início
Entree

As estrategias de iluminacao e ventilacao naturais de joao figueiras lima, lele nos hospitais sarah salvador e rio de janeiro

Processo: 08/56992-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2009
Vigência (Término): 30 de setembro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Tecnologia de Arquitetura e Urbanismo
Pesquisador responsável:Rosana Maria Caram
Beneficiário:Marieli Azoia Lukiantchuki
Instituição-sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Conforto térmico   Ventilação natural   Iluminação natural

Resumo

A partir da análise dos conceitos de conforto e de qualidade ambiental, observa-se a importância da preocupação que os edifícios hospitalares devem possuir, desde a concepção de seus projetos, com os recursos naturais e com o meio ambiente. Esta pesquisa evidenciará o potencial do uso da iluminação e da ventilação naturais como recursos para a obtenção do conforto térmico e visual nos hospitais, contribuindo para o aprofundamento no estudo de estratégias de projeto. Analisará as táticas de iluminação e ventilação naturais adotadas pelo arquiteto João Filgueiras Lima (Lelé), que será realizada por meio da discussão e avaliação de dois Hospitais da Rede Sarah, localizados nas cidades de Salvador -BA e do Rio de Janeiro - RJ. A análise será dividida em duas etapas; primeiramente a qualitativa e descritiva, baseando-se em leituras de projeto e em entrevistas com profissionais relacionados ao tema, a fim de verificar as soluções de luz e ventilação naturais e a caracterização dos sistemas utilizados. Posteriormente será efetuada a análise quantitativa, através de pesquisas de campo, medições da luz natural com o luxímetro e das variáveis ambientais temperatura, umidade relativa e velocidade do ar, com o confortímetro SENSU. A análise dos resultados se realizará com base nos métodos de Mahoney e ASHRAE Standard 55-2004, assim como nos parâmetros adquiridos em literatura especializada. Espera-se que os resultados desta pesquisa forneçam dados que auxiliem nas definições de diretrizes para os futuros projetos hospitalares e para a melhoria da qualidade de vida dos usuários desses estabelecimentos. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LUKIANTCHUKI, Marieli Azoia. A evolução das estratégias de conforto térmico e ventilação natural na obra de João Filgueiras Lima, Lelé: Hospitais Sarah de Salvador e do Rio de Janeiro. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.