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A Revista Veja e a construção da realidade dos evangélicos no Brasil: uma análise de discurso

Processo: 08/57092-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2009
Vigência (Término): 31 de julho de 2011
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Teoria da Comunicação
Pesquisador responsável:Magali Do Nascimento Cunha
Beneficiário:Eliana da Motta dos Santos
Instituição-sede: Faculdade de Comunicação. Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Instituto Metodista de Ensino Superior (IMS). São Bernardo do Campo , SP, Brasil
Assunto(s):Análise do discurso   Religiões   Jornalismo   Ética jornalística

Resumo

O Projeto de Pesquisa busca analisar a influência da revista Veja, na produção de convicções, crenças e percepções sobre a identidade social dos evangélicos no país. O estudo visa facilitar o diálogo entre a sociedade, entidades religiosas e profissionais envolvidos na produção de mensagens mediáticas, contribuindo para uma cultura de paz e de respeito à diversidade religiosa e pluralidade de idéias presente na sociedade brasileira, resgatando os valores éticos do profissional de comunicação. Este Projeto situa-se na interface entre os estudos de produção e de recepção dos produtos mediáticos. Embora tenha como base a área da comunicação, este estudo dialoga com as Ciências Sociais em geral, de modo particular com a Antropologia e com da Sociologia. Além disso, privilegia-se uma abordagem interdisciplinar combinando técnicas da Análise do Discurso (AD) com referenciais teóricos dos estudos comunicacionais. Esse Projeto não objetiva "julgar" certo ou errado o procedimento das diferentes tendências religiosas do protestantismo brasileiro. O principal objetivo aqui é: a) estudar como o fazer jornalístico constrói sentidos sobre as igrejas evangélicas; b) como a abordagem mediática constrói a identidade social dos evangélicos como "ingênuos", 'enganados', ou "passivos" diante dos seus líderes supostamente corruptos e charlatães; c) como a manipulação da 'imagem deteriorada' (GOFFMAN, 1988) circula e legitimiza o discurso mediático. O objetivo específico deste Projeto de Pesquisa é estudar a revista semanal Veja, no período de 1998 a 2008, em suas narrativas e articulações do discurso: - Entender a representação dos gêneros discursivos (BAKHTIN, 1929) que reporta socialmente os evangélicos no noticiário de imprensa a partir da análise da revista Veja; - Entender como estigmas e preconceitos no discurso mediático produzem 'discursos de verdade' (FOUCAULT, 1970) sobre a identidade social dos evangélicos. (AU)