Busca avançada
Ano de início
Entree

Aranhas associadas a plantas em restingas ao longo da costa brasileira: efeitos da arquitetura da vegetação e da distância geográfica sobre a estrutura de comunidades

Processo: 08/58979-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2009
Vigência (Término): 30 de novembro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia Teórica
Pesquisador responsável:Gustavo Quevedo Romero
Beneficiário:Thiago Gonçalves Souza
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:04/13658-5 - Associações entre aranhas e plantas: história natural, interações multitróficas e mutualismos, AP.JP
Assunto(s):Diversidade beta   Restinga   Bromeliaceae

Resumo

Apesar de muitos trabalhos terem mostrado a importância de processos locais (e.g., arquitetura de plantas) na determinação da estrutura de comunidades de aranhas, nenhum trabalho testou se os processos responsáveis pela estruturação em comunidades locais são consistentes geograficamente. Não se sabe até o momento se processos regionais (e.g., distância geográfica) influenciam na estruturação das comunidades de aranhas. Neste trabalho amostrarei aranhas associadas a plantas com diferentes arquiteturas em dez áreas de restingas ao longo do litoral brasileiro. Meu primeiro objetivo é descrever quais os tipos de interações (i.e., em gradiente, aninhado ou compartimentado) entre aranhas e plantas. Além disso, verificarei se interações entre aranhas e tipos específicos de hábitat são consistentes em diferentes regiões geográficas. Meu segundo objetivo é verificar e testar se o padrão arquitetural de plantas influencia a composição, riqueza, e distribuição da abundância das espécies de aranhas. Meu terceiro objetivo é utilizar comunidades de aranhas associadas a diferentes arquiteturas de plantas (bromélias e outras plantas herbáceas e arbustivas) como modelo para testar as teorias do nicho e teoria neutra, que envolvem, respectivamente, a influência de processos locais e regionais na variação da composição em espécies de aranhas. Uma questão que recebeu destaque nos últimos anos na ecologia foi como processos locais (e.g., estrutura do hábitat) afetam as comunidades animais e se existe uma consistência dos processos locais sobre as comunidades naturais em uma ampla região geográfica. Este trabalho trará uma contribuição inédita e significativa para o entendimento de como a estrutura do hábitat e a variação espacial podem explicar e predizer a dinâmica e estrutura de comunidades de artrópodes Neotropicais. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GAREY, MICHEL VARAJAO; PROVETE, DIOGO B.; GONCALVES-SOUZA, THIAGO; OUCHI-MELO, LILIAN SAYURI; HADDAD, CELIO F. B.; ROSSA-FERES, DENISE C. Phylogenetic and adaptive components of the anuran advertisement call correlate with temporal species co-occurrence. Biological Journal of the Linnean Society, v. 125, n. 2, p. 292-301, OCT 2018. Citações Web of Science: 0.
PROVETE, DIOGO B.; GONCALVES-SOUZA, THIAGO; GAREY, MICHEL V.; MARTINS, ITAMAR A.; ROSSA-FERES, DENISE DE C. Broad-scale spatial patterns of canopy cover and pond morphology affect the structure of a Neotropical amphibian metacommunity. Hydrobiologia, v. 734, n. 1, p. 69-79, AUG 2014. Citações Web of Science: 16.
CASATTI, LILIAN; TERESA, FABRICIO BARRET; GONCALVES-SOUZA, THIAGO; BESSA, EDUARDO; MANZOTTI, ANGELO RODRIGO; GONCALVES, CRISTINA DA SILVA; ZENI, JAQUELINI DE OLIVEIRA. From forests to cattail: how does the riparian zone influence stream fish?. Neotropical Ichthyology, v. 10, n. 1, p. 205-214, JAN-MAR 2012. Citações Web of Science: 45.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.