Busca avançada
Ano de início
Entree

Bagaudas e circuncelioes: revoltas rurais e a escrita da historia das classes subalternas na Antiguidade Tardia

Processo: 08/57237-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2009
Vigência (Término): 31 de agosto de 2012
Área do conhecimento:Ciências Humanas - História - História Antiga e Medieval
Pesquisador responsável:Norberto Luiz Guarinello
Beneficiário:Uiran Gebara da Silva
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Antiguidade tardia   Império Romano   Teoria da história

Resumo

Esta pesquisa busca realizar um estudo comparado dos circunceliões africanos e das bacaudae gaulesas da Antigüidade Tardia. Ambos os grupos aparecem na documentação de maneira difusa, sendo mais ou menos associados a um processo de revoltas ou insurreições camponesas, usualmente também de insurreições de grupos de escravos. Sendo que os circunceliões adicionalmente são definidos como uma heresia camponesa - ocasionalmente também chamados de agonistici - derivada da heresia donatista. Assim, buscar-se-á comparar os processos de constituição dos grupos insurretos, bacaudae e circunceliões, buscando entender nestes últimos como a especificidade da identidade como comunidade religiosa influencia na orientação de suas ações. Verificando, também, em que medida a compreensão destes dois movimentos de insurreição camponesa/escrava contribui no entendimento do processo de transformação das relações de trabalho na Antigüidade Tardia. Isso por fim exigirá lidar com o processo de esquecimento perpetrado pela escrita da memória oficial do Império Romano que as bacaudae e os circunceliões sofreram. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Uiran Gebara da. Bagaudas e circunceliões: revoltas rurais e a escrita da história das classes subalternas na Antiguidade Tardia. 2013. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.