Busca avançada
Ano de início
Entree

Plasticidade sináptica no córtex pré-frontal induzida por estimulação do tálamo mediodorsal de ratos in vivo: efeitos da modulação colinérgica muscarínica e nicotínica

Processo: 08/57413-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2009
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:João Pereira Leite
Beneficiário:Lézio Soares Bueno Júnior
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:05/56447-7 - Pesquisa através de imagens por ressonância magnética de alto campo destinadas a estudos em humanos, AP.CINAPCE.TEM
Assunto(s):Córtex pré-frontal   Memória   Epilepsia   Memória (psicologia)

Resumo

Tanto os processos de formação de memória quanto de atividade epileptiforme parecem envolver alterações na eficiência da transmissão sináptica, modificando a maneira como diferentes áreas encefálicas se comunicam. Neste contexto, o núcleo mediodorsal talâmico (mdT) é a principal fonte de eferências diencefálicas ao córtex pré-frontal medial (CPFm), formando parte de um circuito envolvido na formação de memórias declarativas e expressão de crises epilépticas. Além disso, ele é também considerado uma estação intermediária na propagação de atividade paroxística. Tendo em vista a importante modulação colinérgica sobre as projeções tálamos-corticais e o envolvimento do mdT em tais processos, o presente trabalho tem como objetivo estudar a modulação muscarínica e nicotínica da plasticidade sináptica na via mdT-CPFm em ratos in vivo. Para isto, utilizaremos os modelos de modificação de eficiência sináptica conhecidos como LTP (potenciação de longa duração) e LTD (depressão de longa duração). Analisaremos tanto os efeitos da modulação colinérgica prévia à indução de LTP ou LTD, quanto os efeitos desta modulação após a indução de LTP ou LTD. Esperamos que os resultados deste estudo contribuíssem para a melhor compreensão de como as informações talâmicas são processadas no CPFm e forneçam dados relevantes sobre os mecanismos de plasticidade sináptica tálamos-frontais envolvidos na epileptogênese induzida por agonistas muscarínicos. Este projeto é o prosseguimento de um recente estudo realizado em nosso laboratório mostrando os efeitos colinérgicos sobre a plasticidade sináptica límbico-frontal (hipocampo-CPFm) e suas implicações funcionais em epilepsia e distúrbios psiquiátricos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RUGGIERO, RAFAEL N.; ROSSIGNOLI, MATHEUS T.; LOPES-AGUIAR, CLEITON; LEITE, JOAO P.; BUENO-JUNIOR, LEZIO S.; ROMCY-PEREIRA, RODRIGO N. Lithium modulates the muscarinic facilitation of synaptic plasticity and theta-gamma coupling in the hippocampal-prefrontal pathway. Experimental Neurology, v. 304, p. 90-101, JUN 2018. Citações Web of Science: 0.
BUENO-JUNIOR, LEZIO SOARES; LOPES-AGUIAR, CLEITON; RUGGIERO, RAFAEL NAIME; ROMCY-PEREIRA, RODRIGO NEVES; LEITE, JOAO PEREIRA. Muscarinic and Nicotinic Modulation of Thalamo-Prefrontal Cortex Synaptic Pasticity In Vivo. PLoS One, v. 7, n. 10 OCT 30 2012. Citações Web of Science: 16.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
JÚNIOR, Lézio Soares Bueno. Plasticidade sináptica no córtex pré-frontal induzida por estimulação do tálamo mediodorsal de ratos in vivo: efeitos da modulação colinérgica muscarínica e nicotínica. 2012. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.