Busca avançada
Ano de início
Entree

Influencia do habitat e do estado trofico na biodiversidade e distribuicao das diatomaceas em reservatorios da sub-bacia do alto rio tiete, sao paulo

Processo: 08/57241-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2009
Vigência (Término): 31 de outubro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia de Ecossistemas
Pesquisador responsável:Carlos Eduardo de Mattos Bicudo
Beneficiário:Angelica Cristina Righetti da Rocha
Instituição-sede: Instituto de Botânica. Secretaria do Meio Ambiente (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Reservatórios   Sedimentos   Diatomáceas   Perifiton   Fitoplâncton

Resumo

Alterações ecológicas observadas em reservatórios podem ser detectadas através do monitoramento da água e do sedimento. As informações fornecidas baseiam-se em análises físicas, químicas e biológicas de suas comunidades. Dentre os indicadores biológicos, as diatomáceas despontam como o grupo mais indicado, atualmente, para estudos sobre eutrofização. A proposta visa a avaliar a biodiversidade e distribuição das diatomáceas planctônicas, periféricas (epifíticas ou epilíticas) e de sedimentos recentes em função do estado trófico de reservatórios localizados na sub-bacia do Alto Rio Tietê. Os reservatórios são: Ponte Nova (oligotrófico), Biritiba (oligotrófico), Taiaçupeba (oligo-mesotrófico), Jundiaí (eutrófico) e Pirapora (hipereutrófico). As amostragens serão realizadas à montante e na zona de barragem e em épocas de seca e chuva. Dados morfométricos serão obtidos nos endereços eletrônicos da CETESB e SABESP. As variáveis físicas e químicas da água incluirão radiação subaquática, transparência, temperatura, condutividade elétrica, alcalinidade, oxigênio dissolvido, pH, formas de carbono inorgânico dissolvido, sílica solúvel reativa, nitrito, nitrato, nitrogênio amoniacal, ortofosfato, fósforo total dissolvido, nitrogênio e fósforo total. Para o sedimento, serão analisados carbono orgânico total, fósforo e nitrogênio total e granulométrica. As variáveis biológicas incluirão a composição química (N, P) do perifíton e seston e análises taxonômica e quantitativa das diatomáceas. Informações ecológicas dos táxons serão obtidas por meio de revisão de literatura, endereços eletrônicos específicos e o programa OMNIDIA. A partir dos dados quantitativos, serão calculados índices de diversidade, dominância, riqueza, equitabilidade e identificadas associações de espécies bioindicadoras. Os dados serão avaliados mediante análises estatísticas multivariadas de ordenação e classificação. A proposta é pioneira para o país e para sistemas de reservatórios. Pretende contribuir para o melhor entendimento da biodiversidade e auto-ecologia de diatomáceas de regiões tropicais e de sua utilização no diagnóstico da qualidade ecológica desses ecossistemas e, mais particularmente, dos reservatórios de abastecimento da RMSP. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARQUARDT, GISELE C.; DA ROCHA, ANGELICA C. R.; WETZEL, CARLOS E.; ECTOR, LUC; BICUDO, CARLOS E. DE M. Encyonema aquasedis sp. nov. and Kurtkrammeria salesopolensis sp. nov.: two new freshwater diatom species (Cymbellales, Bacillariophyceae) from an oligotrophic reservoir in southeastern Brazil. PHYTOTAXA, v. 247, n. 1, p. 62-74, FEB 17 2016. Citações Web of Science: 6.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.