Busca avançada
Ano de início
Entree

A fractalkina (CX3CL1) está envolvida nas etapas iniciais de ativação da inflamação no hipotálamo de roedores obesos

Processo: 08/57559-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2009
Vigência (Término): 30 de setembro de 2012
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Licio Augusto Velloso
Beneficiário:Joseane Morari Ricciardi de Aguiar
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Receptor 4 toll-like   Citocinas   Inflamação   Macrófagos   Diabetes mellitus   Obesidade

Resumo

Camundongos das cepas Swiss e Balb-c apresentam comportamentos diametralmente opostos quando expostos à dieta hiperlipídica e a estímulos indutores de choque séptico. No primeiro caso, camundongos Swiss se tornam bastante obesos e diabéticos enquanto os Balb-c se tornam discretamente obesos e euglicêmicos. No segundo caso, camundongos Swiss apresentam importante resistência ao choque induzido por lipopolissacaride (LPS) ao passo que os Balb-c são suscetíveis e morrem mesmo com doses relativamente baixas da toxina. Em razão da conexão existente entre a ativação de uma resposta inflamatória subclínica e o desenvolvimento de diabetes, decidimos avaliar a resposta de macrófagos isolados de camundongos de ambas as cepas, a dois tipos de estímulos inflamatórios, LPS e ácido graxo saturado de cadeia longa, ácido esteárico. Serão determinados a ativação de receptores TLR4 através de sua ligação à proteína MyD88, a ativação de Nf-kB e JNK e a indução da expressão de citocinas TNF-a, IL-6, IL-1b e IL-10. Acreditamos que a caracterização das principais diferenças na resposta inflamatória apresentadas por estas cepas possa contribuir para identificação de novos potências mecanismos envolvidos na gênese de diabetes mellitus e doenças metabólicas correlatas. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
AGUIAR, Joseane Morari Ricciardi de. A fractalkina (CX3CL1) está envolvida nas etapas iniciais de ativação da inflamação no hipotálamo de roedores obesos. 2013. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Médicas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.