Busca avançada
Ano de início
Entree

Diferenciação cariotípica e evolução cromossômica em espécies da família hylidade (Amphibia, Anura)

Processo: 08/56575-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2009
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Animal
Pesquisador responsável:Sanae Kasahara
Beneficiário:Simone Lilian Gruber
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:08/50928-1 - Especiação de anfíbios anuros em ambientes de altitude, AP.TEM
Assunto(s):Citogenética   Evolução cromossômica   Cariótipo   Hylidae   Anfíbios

Resumo

A classe Amphibia, inclusive a família Hylidae, passou recentemente por extensas modificações na taxonomia e sistemática, realizadas com base nos estudos de diversos caracteres, mas com pouca contribuição das informações citogenéticas. Os hilídeos são os mais abundantes em número de espécies, porém, a grande maioria delas foi sequer cariotipada, restando ainda muitos questionamentos, já que grande parte das informações disponíveis está restrita apenas ao número e morfologia dos cromossomos obtidas com coloração convencional. Levando-se em consideração a diversidade de hilídeos na anurofauna brasileira, as modificações detaxonomia e sistemática por que passaram seus diferentes grupos e o pouco conhecimento da citogenética da família, é proposta a realização de estudos citogenéticos de Hylidae, com ênfase nas subfamílias Hylinae e Phyllomedusinae. Espera-se obter dados para o entendimento não só da evolução cromossômica e diferenciação cariotípica, mas também para o conhecimento da estrutura e organização molecular dos cromossomos, pela utilização de técnicas usuais e especiais de marcação cromossômica. Adicionalmente, os dados citogenéticos poderão corroborar ou refutar as relações filogenéticas dentro da família, baseadas em outros parâmetros, principalmente os de sequenciamento de DNA mitocondrial e nuclear. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GRUBER, SIMONE LILIAN; ZAMPIERI SILVA, ANA PAULA; BAPTISTA HADDAD, CELIO FERNANDO; KASAHARA, SANAE. Cytogenetic analysis of Phyllomedusa distincta Lutz, 1950 (2n=2x=26), P. tetraploidea Pombal and Haddad, 1992 (2n=4x=52), and their natural triploid hybrids (2n=3x=39) (Anura, Hylidae, Phyllomedusinae). BMC GENETICS, v. 14, AUG 30 2013. Citações Web of Science: 11.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GRUBER, Simone Lilian. Mecanismos de evolução cromossômica e diferenciação cariotípica em espécies das subfamílias Hylinae (tribos Cophomantini e Lophiohylini) e Phyllomedusinae (Hylidae, Anura, Amphibia). 2013. 179 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". Instituto de Biociências..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.