Busca avançada
Ano de início
Entree

A vereda dos tratos. Fiscalidade e poder regional na capitania de Sao Paulo, 1723 - 1808

Processo: 08/57973-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2009
Vigência (Término): 30 de junho de 2012
Área do conhecimento:Ciências Humanas - História - História do Brasil
Pesquisador responsável:Miriam Dolhnikoff
Beneficiário:Bruno Aidar Costa
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):História do Século XVIII

Resumo

A ausência de estudos empíricos profundos sobre as Juntas da Fazenda criadas durante o consulado pombalino e o intenso debate historiográfico recente que passou a enfatizar, em um pólo oposto ao então vigente, os aspectos de acumulação econômica endógena e de acumulação de poder político nas instituições locais do império ultramarino pelas elites coloniais justificam um estudo sobre a atuação da Junta da Fazenda de São Paulo entre 1765 e 1808. Com esta pesquisa, pretendo abordar sob a ótica da fiscalidade a dinâmica entre o Estado imperial e a elite colonial paulista, destacando as metamorfoses do projeto pombalino que forjou tanto uma nova esfera do Estado imperial, quanto uma nova elite colonial no plano do governo das capitanias. As fontes primárias são constituídas peto amplo acervo dos códices da Junta da Fazenda paulista existente no Arquivo Nacional do Rio. de Janeiro, aliada à documentação do Arquivo Histórico Ultramarino e do Arquivo do Estado de São Pauto, bem como à documentação impressa publicada por esta última instituição. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
COSTA, Bruno Aidar. A vereda dos tratos: fiscalidade e poder regional na capitania de São Paulo, 1723-1808. 2013. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.