Busca avançada
Ano de início
Entree

Qualidade física do solo da cama de semeadura em culturas sob sistema plantio direto

Processo: 09/12106-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2009
Vigência (Término): 31 de outubro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Ciência do Solo
Pesquisador responsável:Alvaro Pires da Silva
Beneficiário:Osvaldo Guedes Filho
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Física do solo

Resumo

O preparo da cama de semeadura é crucial para o estabelecimento da cultura, crescimento e no final da produtividade. Dessa forma a determinação da qualidade física do solo nessa fase é de grande importância para o entendimento dos fatores que influenciam o desenvolvimento das culturas. Os objetivos deste trabalho são identificar diferenças de qualidade física do solo da cama de semeadura em sistema plantio direto subsolado, não subsolado e sob cultivo de nabo forrageiro, determinar o efeito da subsolagem na formação da cama de semeadura do solo, determinar a influência dos atributos físicos do solo da cama de semeadura na emergência de milho e soja, e determinar o intervalo hídrico ótimo do solo da cama de semeadura para milho e soja sob plantio direto. O experimento será conduzido na fazenda experimental da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) em uma área manejada com plantio direto há 15 anos durante duas safras agrícolas: 2009/2010 e 2010/2011. Serão determinados alguns atributos físicos e o intervalo hídrico ótimo do solo. Serão avaliados parâmetros de emergência das culturas de milho e soja. Os dados serão analisados pela analise de variância para verificar as diferenças entre tratamentos, e por regressões múltiplas lineares. Espera-se encontrar resultados que elucidem as diferenças de qualidade física do solo existentes ente os manejos propostos, bem como verificar a viabilidade da prática mecânica de subsolagem em área sob plantio direto de longa duração. É também esperado encontrar a faixa de umidade da cama de semeadura que seja ideal para emergência e estabelecimento de culturas, por meio da determinação do intervalo hídrico ótimo.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GUEDES FILHO, OSVALDO; SILVA, ALVARO P.; GIAROLA, NEYDE F. B.; TORMENA, CASSIO A.; MAZZINI-GUEDES, RENATA B. Boundary line approach applied among crop emergence parameters and soil physical properties. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, v. 23, n. 6, p. 454-459, JUN 2019. Citações Web of Science: 0.
GUEDES FILHO, O.; DA SILVA, A. P.; GIAROLA, N. F. B.; TORMENA, C. A. Least-limiting water range of the soil seedbed submitted to mechanical and biological chiselling under no-till. SOIL RESEARCH, v. 52, n. 6, p. 521-532, 2014. Citações Web of Science: 3.
GUEDES FILHO, O.; DA SILVA, A. P.; GIAROLA, N. F. B.; TORMENA, C. A. Structural properties of the soil seedbed submitted to mechanical and biological chiseling under no-tillage. Geoderma, v. 204, p. 94-101, AUG 2013. Citações Web of Science: 12.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FILHO, Osvaldo Guedes. Qualidade física da cama de semeadura do solo em sistemas de manejo. 2012. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.