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Projeto de um sistema aviônico certificável para veículos aéreos não tripulados (VANTs) de aplicação civil

Processo: 08/58158-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas - PIPE  
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2009
Vigência (Término): 31 de julho de 2009
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Aeroespacial - Sistemas Aeroespaciais
Pesquisador responsável:Giovani Amianti
Beneficiário:Giovani Amianti
Empresa:XMobots Aeroespacial e Defesa Ltda. - ME (XMobots)
Vinculado ao auxílio:07/55661-0 - Projeto de um sistema aviônico certificável para veículos aéreos não tripulados (VANTS) de aplicação civil, AP.PIPE
Assunto(s):Segurança nos transportes   Aeronaves não tripuladas   Sistemas de tempo-real

Resumo

Coordenação de projeto PIPE: gerenciamento das tarefas da equipe que participa deste projeto. Pesquisa de normas internacionais requeridas para certificação de sistemas aviônicos: serão utilizadas normas do Radio Technical Commission for Aeronautics (EUA), que são requeridas pela FAA (Federal Aviation Administration -EUA) e, conseqüentemente, são a base das normas requeridas para aeronaves civis fabricadas no Brasil. As principais normas são DO-178B e DO-254 (cujas referências se encontram no descritivo do projeto). Definição de requisitos de software e hardware para sistema aviônico: os requisitos de hardware são definidos de acordo com a norma DO-254, e os requisitos de software são definidos de acordo com a norma DO-178B. Tais normas definem requisitos não funcionais. Já os requisitos funcionais são estabelecidos de acordo com estudos previamente realizados nas áreas de aviônica, e da plataforma VANT Apoena I. Elaboração do processo de verificação, validação e teste de sistema aviônico: o sistema desenvolvido será verificado, validado e testado de acordo com técnicas de engenharia de sistemas e com as exigências das normas DO-1788 e DO-254. Análise de segurança de hardware e software aviônico: as propriedades de segurança do sistema desenvolvido serão analisadas, considerando as exigências das normas acima citadas, e também outros estudos relacionados à segurança do espaço aéreo e ao risco de queda de VANTs. (AU)