Busca avançada
Ano de início
Entree

Planejamento baseado na estrutura do receptor e do ligante de novos agentes quimioterápicos para o tratamento do câncer

Processo: 10/06741-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de agosto de 2010
Vigência (Término): 31 de agosto de 2015
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Biofísica - Biofísica Molecular
Pesquisador responsável:Adriano Defini Andricopulo
Beneficiário:Ricardo Nascimento dos Santos
Instituição-sede: Instituto de Física de São Carlos (IFSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):13/11950-0 - Estudos estruturais da polimerização de microtúbulos e sua modulação pela ação de fármacos anticâncer, BE.EP.DD
Assunto(s):Biologia estrutural   Química médica   Planejamento de fármacos   Antineoplásicos   Quimioterápicos

Resumo

Câncer é a denominação para um grupo de doenças devastadoras caracterizadas pelo crescimento e multiplicação descontrolados de células anormais, que são capazes de invadir estruturas próximas e se espalharem em diversas regiões do organismo. Estas células malignas deixam de responder aos mecanismos de controle e defesa do organismo, duplicando-se continuamente e desordenadamente para criar os tumores.O panorama mundial devastador causado pelo câncer pode ser expresso pelos números que indicam 7,6 milhões de mortes no ano de 2007, representando 13% do total de mortes ocorridas no mundo. Estima-se que em 2020 o número de casos novos anuais seja da ordem de 15 milhões. Os diversos tipos de câncer representam a segunda maior causa de morte no país, situação grave que acompanha uma tendência mundial.O projeto de pesquisa de doutorado direto visa à identificação e o desenvolvimento de novas moléculas com atividade anticâncer, através da integração de métodos experimentais e computacionais em química medicinal. As estratégias envolvidas no projeto delineiam claramente o campo de pesquisa avançado na área de P&D de fármacos. A abordagem proposta envolve o uso de técnicas experimentais e computacionais bem estabelecidas em nosso grupo, como o planejamento baseado na estrutura do receptor (SBDD) e o planejamento baseado na estrutura do ligante (LBDD); para a identificação e planejamento de candidatos a novos agentes quimioterápicos para o tratamento do câncer.Os objetivos propostos serão alcançados através do estabelecimento de bases apropriadas para o seu o desenvolvimento pleno, fazendo uso da forte infraestrutura, competências e organização multidisciplinar de nosso grupo de pesquisa no Centro de Biotecnologia Molecular Estrutural - CBME (CEPID-FAPESP); do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Biotecnologia Estrutural e Química Medicinal em Doenças Infecciosas - INBEQMeDI (INCT-CNPq-FAPESP); e do Centro de Referência Mundial em Química Medicinal para Doença de Chagas da Organização Mundial de Saúde (OMS); do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da Universidade de São Paulo (USP). Os nossos laboratórios possuem completa infraestrutura e recursos para a realização plena deste projeto. Um aspecto forte desta proposta é o seu caráter multidisciplinar, que levou ao estabelecimento de colaborações efetivas com grupos de pesquisa com liderança reconhecida no Brasil nas áreas de produtos naturais, química orgânica sintética e planejamento de fármacos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Base de dados brasileira de produtos naturais recebe reconhecimento internacional 

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARILIA VALLI; WANESSA ALTEI; RICARDO N. DOS SANTOS; EMILIO C. DE LUCCA JR.; MARCO A. DESSOY; RENAN M. PIOLI; FERNANDO COTINGUIBA; XAVIER CACHET; SYLVIE MICHEL; MAYSA FURLAN; LUIZ C. DIAS; ADRIANO D. ANDRICOPULO; VANDERLAN S. BOLZANI. Synthetic Analogue of the Natural Product Piperlongumine as a Potent Inhibitor of Breast Cancer Cell Line Migration. Journal of the Brazilian Chemical Society, v. 28, n. 3, p. 475-484, Mar. 2017.
VALLI, MARILIA; ALTEI, WANESSA; DOS SANTOS, RICARDO N.; DE LUCCA, JR., EMILIO C.; DESSOY, MARCO A.; PIOLI, RENAN M.; COTINGUIBA, FERNANDO; CACHET, XAVIER; MICHEL, SYLVIE; FURLAN, MAYSA; DIAS, LUIZ C.; ANDRICOPULO, ADRIANO D.; BOLZANI, VANDERLAN S. Synthetic Analogue of the Natural Product Piperlongumine as a Potent Inhibitor of Breast Cancer Cell Line Migration. Journal of the Brazilian Chemical Society, v. 28, n. 3, SI, p. 475-484, MAR 2017. Citações Web of Science: 7.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SANTOS, Ricardo Nascimento dos. Planejamento de moduladores de polimerização de microtúbulos com propriedades anticâncer, análise estrutural de macromoléculas e geração de uma base virtual de produtos naturais. 2015. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Física de São Carlos São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.