Busca avançada
Ano de início
Entree

A coragem da verdade e a ética do intelectual em Michel Foucault

Processo: 08/58446-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2009
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Humanas - História - Teoria e Filosofia da História
Pesquisador responsável:Luzia Margareth Rago
Beneficiário:Priscila Piazentini Vieira
Instituição-sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Ética (filosofia)   Verdade   Michel Foucault   Ontologia (filosofia)

Resumo

Este projeto parte do interesse de Michel Foucault pela questão da parrhesia na cultura antiga, para articulá-la com as suas reflexões sobre a construção ética do indivíduo. A técnica do "falar francamente" obedecia a princípios bem definidos, como a coragem, o risco e a liberdade de dizer ao discípulo, ao amigo, ao soberano, a verdade, sem quaisquer rodeios ou ornamentos discursivos. Essa problematização integra os últimos estudos do filósofo, entre os anos de 1982-1984, dedicados a trabalhar a ética, as estéticas da existência e o cuidado de si no mundo greco-romano. Ela também se insere nas suas reflexões sobre uma "ontologia histórica de nós mesmos", a partir de uma crítica histórica que tem por objetivo libertar e ultrapassar as condições existentes da atualidade. Dentro dessa problemática, a volta à Antigüidade, pelo estudo da parrhesia, possibilita a Foucault questionar a figura do "intelectual universal" dominante nos séculos XIX e XX e propor, através da figura do "intelectual específico", uma nova relação entre a verdade, a política e a produção do conhecimento. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
VIEIRA, Priscila Piazentini. A coragem da verdade e a ética do intelectual em Michel Foucault. 2013. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas Campinas, SP.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.