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Escala de Suporte Social para crianças e adolescentes - Social Support Appraisals (SSA): confirmação das qualidades psicométricas e estudo dos padrões normativos

Processo: 08/58496-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2009
Vigência (Término): 30 de junho de 2012
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Thelma Simões Matsukura
Beneficiário:Carolina Elisabeth Squassoni
Instituição-sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Psicometria   Desenvolvimento emocional   Desenvolvimento social   Crianças   Adolescentes

Resumo

São crescentes as investigações na temática do suporte social que evidenciam associações entre esse construto e saúde, estresse e variáveis psicossociais. No Brasil, até a adaptação transcultural e apresentação da versão brasileira do Social Support Appraisals não havia estudos que avaliassem a percepção do suporte social recebido por crianças e adolescentes. Este estudo tem como objetivos (a) Reavaliar as propriedades psicrométricas da versão brasileira do Social Support Appraisals, (b) Estabelecer padrões normativos da versão brasileira do SSA, (c) Verificar possíveis sintomas de dificuldades no desenvolvimento socioemocional dos participantes, (d) Efetuar a análise de validade de critério a partir da comparação entre os resultados da amostra de crianças/adolescentes estudantes com e sem sintomas de dificuldades relacionados ao seu desenvolvimento socioemocional. Como objetivo específico pretende-se correlacionar o desenvolvimento socioemocional e o suporte social recebido e percebido por crianças e adolescentes com e sem sintomas de dificuldades relacionadas ao seu desenvolvimento socioemocional. Participarão do estudo crianças e adolescentes, de ambos os sexos, de 9 a 18 anos de idade, que estejam cursando o ensino fundamental e médio. Serão utilizados os instrumentos de medida: versão brasileira do Social Support Appraisals, Questionário de Capacidades e Dificuldades, Formulário de Identificação da criança/adolescente. Os dados serão analisados visando responder cada objetivo do estudo, entre as análises serão realizadas: consistência interna, Análise de Variância, padrões percentílicos ou escore padrão, teste de Student e correlação de Pearson. (AU)