Busca avançada
Ano de início
Entree

Auto-eficacia de professores para utilizarem tecnologias de informatica no ensino

Processo: 08/58645-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2009
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Roberta Gurgel Azzi
Beneficiário:Cacilda Encarnação Augusto Alvarenga
Instituição-sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Formação de professores   Teoria social cognitiva

Resumo

O pouco uso ou não uso didático do computador pelos professores, de acordo com estudos internacionais realizados, pode estar relacionado a uma baixa auto-eficácia para o uso de tecnologias computacionais, ou seja, eles não acreditam que são capazes de utilizá-las para ensinar. Parte-se, portanto, do entendimento de que o baixo uso dos recursos tecnológicos pode ser explicado, parcialmente, pelo constructo da auto-eficácia. Nesse contexto, o presente estudo tem como objetivo geral investigar as crenças de auto-eficácia de professores do Ensino Médio para trabalharem com tecnologias computacionais no ensino e como essas crenças se constituem. Pretende-se coletar dados de 210 professores de Ensino Médio de escolas públicas e privadas, localizadas no município de Campinas-SP, por meio da aplicação de 3 instrumentos: caracterização dos participantes; escala americana referente à auto-eficácia para o uso das tecnologias computacionais (desenvolvida por Wang; Ertmer e Newby, 2004) que será traduzida, adaptada e validada e escala para identificação das fontes de informação para construção da auto-eficácia (desenvolvida por laochite, 2007). Os dados serão coletados presencialmente nas escolas que estejam de acordo com os critérios de seleção definidos e serão estatisticamente analisados utilizando-se das técnicas descritiva e inferencial. Entende-se que o estudo poderá sinalizar estratégias que contribuirão para que os professores se apropriem de forma mais efetiva das tecnologias computacionais no ensino. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)