Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos de terapias associadas as células-tronco mesenquimais humanas em tratamento de modelo experimental de distrofia muscular

Processo: 08/58541-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2009
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Humana e Médica
Pesquisador responsável:Mayana Zatz
Beneficiário:Carlos Roberto Bueno Júnior
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Distrofia muscular   Exercício físico   Células-tronco mesenquimais

Resumo

O conceito de distrofia muscular engloba mais de 30 diferentes doenças genéticas causadas por mutações em genes que codificam para proteínas do tecido muscular esquelético. Essa doença resulta geralmente em degeneração muscular, prejuízos locomotores e morte precoce. Várias terapias para a distrofia muscular estão sendo testadas, com destaque para a terapia celular, que apesar de ser promissora, apresenta alguns desafios que devem ser superados, com a baixa incorporação das células-tronco nos tecidos alvos e a necessidade de um "ambiente" celular que favoreça suas ações. Portanto, o propósito da presente investigação científica é avaliar a influência do exercício físico aeróbio, de seus miméticos AICAR e GW 1516, e de uma intervenção nutricional (alanina e glutamina) na incorporação tissular e nos efeitos de células-tronco mesenquimais derivadas de tecido adiposo humano no tratamento de modelo experimental de distrofia muscular em relação ao(à): tolerância ao exercício físico até a exaustão; função da musculatura esquelética; massa corporal e de órgãos; ingestão de ração e água, e excreção de fezes e urina; nível de lesão nos músculos sóleo e plantar; área de secção transversa, caracterização fenotípica e capilarização das fibras nos músculos sóleo e plantar; e expressão e localização de proteínas relacionadas à integridade da membrana plasmática nos músculos sóleo e plantar. Não há na literatura nenhum estudo que associou a utilização de células-tronco com essas terapias, portanto os resultados encontrados neste trabalho podem sugerir um novo paradigma no tratamento da doença. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
JÚNIOR, Carlos Roberto Bueno. Abordagens terapêuticas em modelo experimental de distrofia muscular. 2012. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Biociências São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.