Busca avançada
Ano de início
Entree

Impacto da quebra de ondas oceanicas na simulacao de eventos meteorologicos sobre o atlantico sul

Processo: 08/58595-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2009
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Meteorologia
Pesquisador responsável:Valdir Innocentini
Beneficiário:Iury Ângelo Gonçalves
Instituição Sede: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (Brasil). São José dos Campos , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Espectro De Ondas | Interacao Oceano Atmosfera | Ondas Oceanicas | Wrf | Wwatch

Resumo

Fenômenos meteorológicos, tais como ciclones extratropicais, quando atuam sobre a superfície do oceano, induzem correntes marítimas e geram ondas que eventualmente se propagam para a zona costeira. A interação da atmosfera com o oceano agitado engloba troca de momentum, calor sensível, calor latente, vapor de água e outros gases. Várias parametrizações representando a troca de propriedades entre os dois meios, são encontradas na literatura. Para ilustrar a dificuldade em utilizar estas parametrizações em modelos numéricos, três formas contrastantes de representar a agitação marítima são encontradas na literatura: através da wave-age, do steepness, ou diretamente com o próprio espectro de ondas. Todas formulações baseiam-se em observações obtidas em campanhas especialmente planejados. A incerteza é maior ainda quando se trata de parametrizar o efeito das gotículas produzidas pela quebra de ondas. A função que representa a disponibilidade de gotas na atmosfera, na presença de quebra de ondas, têm formulações que diferem em até 5 ordens de magnitude. Neste trabalho propõe-se estudar metodologias disponível na literatura que tratam das interações na presença de ondas, e aplicá-las a um sistema de modelos numéricos acoplados, composto pelo modelo atmosférico WRF e pelo modelo de ondas WWATCH. O objetivo é estudar o efeito das parametrizações na geração, evolução, dissipação e trajetória dos ciclones extratropicais sobre o Atlântico Sul. A pesquisa engloba conhecimento integrado de: parametrizações de fluxos na camada limite constante, física de nuvens, física da agitação marítima e dinâmica dos ciclones sobre o Atlântico, além de um bom conhecimento de computação. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
INNOCENTINI, VALDR; GONCALVES, JURY ANGELO. The Impact of Spume Droplets and Wave Stress Parameterizations on Simulated Near-Surface Maritime Wind and Temperature. JOURNAL OF PHYSICAL OCEANOGRAPHY, v. 40, n. 6, p. 1373-1389, . (08/58595-1, 05/59438-9)
GONCALVES, IURY ANGELO; INNOCENTINI, VALDIR. Analytical Quantification of Carbon Dioxide Exchange Mediated by Spume Droplets. BOUNDARY-LAYER METEOROLOGY, v. 169, n. 2, p. 327-345, . (08/58595-1)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.