Busca avançada
Ano de início
Entree

Liberdade de imprensa no Império brasileiro: os debates parlamentares (1820-1840)

Processo: 08/56129-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2009
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Humanas - História - História do Brasil
Pesquisador responsável:Miriam Dolhnikoff
Beneficiário:Tassia Toffoli Nunes
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Poder legislativo   Império   Opinião pública   Imprensa

Resumo

Esta pesquisa, vinculada ao projeto Representação política no Império, desenvolvido no Centro Brasileiro de Análise e Planejamento - CEBRAP - sob coordenação e orientação da Profª Drª Miriam Dolhnikoff, tem como objetivo traçar as relações que se estabeleceram entre a imprensa periódica, entendida como meio de expressão e espaço de formação da opinião pública, e a Câmara dos Deputados, que dos ramos eletivos do poder legislativo era o mais interessado em conhecer a "vontade nacional" deduzida dessa opinião, por seu caráter temporário, que exigia a confirmação do seu mandato político em intervalos regulares. Assim, durante o período que vai de 1826 a 1850, serão observadas e comparadas as manifestações de deputados e redatores de jornais a respeito de determinados assuntos, para verificar se as opiniões destes informavam de alguma maneira as discussões e decisões legislativas. Outro ponto importante a ser analisado a partir dessas duas perspectivas será a legislação da liberdade de imprensa, fundamental para a compreensão dos avanços da formação de espaços de discussão pública no país e de sua limitação pelos poderes constituídos. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
NUNES, Tassia Toffoli. Liberdade de imprensa no Império brasileiro. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.