Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito do IFN-y e TFN-a sobre a expressão gênica de CYBB e processamento de seus transcritos

Processo: 08/58840-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2009
Vigência (Término): 30 de abril de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia - Imunologia Aplicada
Pesquisador responsável:Antonio Condino Neto
Beneficiário:Josias Brito Frazão
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):NADPH oxidase   Superóxidos   Fagócitos

Resumo

O sistema NADPH oxidase fagocítico humano é responsável pela geração de superóxido e outros reativos intermediários do oxigênio, críticos na defesa contra patógenos. Defeitos neste sistema resultam na doença granulo matosa crônica (DGC), cujo quadro clínico caracteriza-se por infecções recorrentes graves, o que demonstra a relevância deste sistema enzimático. Neste projeto propomos aprofundar a pesquisa desenvolvida no decorrer do mestrado (Bolsa FAPESP 06/51005-9), onde foi visto que o tratamento com IFN-g modificou o padrão de expressão do gene CYBB, além de alterar o padrão de marcação dos fatores antinúcleo sobre as proteínas do "spliceossoma". Dessa forma, pretendemos verificar o papel do IFN-Y sobre o processamento da mensagem do gene CYBB por proteínas do "spliciossoma", sua expressão Final e ativação do sistema NADPH oxidase. Investigaremos o efeito do IFN-g sobre eventos pré e pós transcricionais relativos à expressão do gene CYBB que codifica o componente gp91-phox em leucócitos de indivíduos normais e de pacientes com DGC ligada ao X, ocasionada por defeitos de "splicing". Analisaremos as mutações localizadas nos introns ou bordas intrônicas, suspeitas de interferir com o a estabilidade do transcrito, processamento da mensagem e exportação nuclear. Analisaremos de forma quantitativa e qualitativa a influência do IFN-y sobre o padrão de expressão do citocromo b558 e sobre as proteínas que compõem o "spliceossomo", o padrão de expressão dos transcritos totais, nucleares e citoplasmáticos do gene CYBB, determinando o nível de expressão dos transcritos dominantes e alternativos, a seqüência específica do gene alterado, as seqüências dos transcritos principais e alternativos e o processo de maturação do RNAm através da co-localização do domínio de splicing SC35 juntamente com os transcritos do gene CYBB. Finalmente, será verificada a atividade do sistema NADPH oxidase medindo a liberação de superóxido, além da fagocitose antes e após o tratamento com IFN-g. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FRAZAO, JOSIAS B.; COLOMBO, MARTINO; SIMILLION, CEDRIC; BILICAN, ADEM; KELLER, IRENE; WUETHRICH, DANIEL; ZHU, ZHIQING; OKONIEWSKI, MICHAL J.; BRUGGMANN, REMY; CONDINO-NETO, ANTONIO; NEWBURGER, PETER E. Gene expression in chronic granulomatous disease and interferon-gamma receptor-deficient cells treated in vitro with interferon-gamma. Journal of Cellular Biochemistry, v. 120, n. 3, p. 4321-4332, MAR 2019. Citações Web of Science: 0.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
JOSIAS BRITO FRAZÃO. Efeito do IFN-k e TNF-α sobre a expressão gênica de CYBB e processamento de seus transcritos.. 2014. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.