Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito do design da união soldada, em estruturas confeccionadas em liga de Ti-6AI-4V, sobre a resistência a fadiga

Processo: 09/50567-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2009
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2011
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Clínica Odontológica
Pesquisador responsável:Marcelo Ferraz Mesquita
Beneficiário:Juliana Maria Costa Nuñez-Pantoja
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Ligas de titânio

Resumo

O objetivo desse estudo é avaliar a resistência à fadiga de estruturas confeccionadas em liga de Ti-6AI-4V, submetidas à soldagem a laser e procedimento TIG de soldagem, com variação de design das uniões. Serão obtidos corpos de prova com formato de halteres, com 3,5 mm de diâmetro da secção transversal. Os espécimes serão seccionados no centro e as partes a serem unidas serão alinhadas, segundo os designs da união: em "I", variando as distâncias de soldagem (0,0mm ou 0,6mm), ou em "X". As variáveis design da união e tipo de soldagem serão cruzadas entre si formando um total de 6 grupos, cada um contendo dez corpos de prova, e o grupo controle. Os corpos de prova soldados serão submetidos à soldagem a laser e ao procedimento TIG de soldagem, variando os parâmetros de soldagem segundo o design da união. Após a realização das uniões, as mesmas serão submetidas à análise radiográfica para inspeção de porosidades internas. Posteriormente, será realizado o ensaio de resistência à fadiga em máquina de ensaio universal MTS 810 (Material Testing System - Eden Prairie, MN, USA). As superfícies de fratura serão analisadas em microscópio eletrônico de varredura (M.E.V - JEOL, JSM 5600 pv, Japão). Os dados obtidos serão submetidos à análise estatística apropriada. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NUNEZ PANTOJA, JULIANA M. C.; FARINA, ANA P.; VAZ, LUIS G.; CONSANI, RAFAEL L. X.; DE ARRUDA NOBILO, MAURO A.; MESQUITA, MARCELO F. Fatigue strength: effect of welding type and joint design executed in Ti-6Al-4V structures. GERODONTOLOGY, v. 29, n. 2, p. E1005-E1010, JUN 2012. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.