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Necessidades formativas dos professores dos anos iniciais na sua inserção no exercício da docência

Processo: 08/56854-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2009
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Yoshie Ussami Ferrari Leite
Beneficiário:Naiara Mendonça Leone
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Formação de professores   Desenvolvimento profissional

Resumo

De acordo com Garcia (1999), o período inicial da docência, enquanto o período de tempo que compreende os primeiros anos nos quais os professores precisam realizar a transição de estudantes a docentes, apresenta-se como parte importante da busca de tornar-se professor, caracterizando-se como um momento crucial na carreira profissional, repleto de tensões e aprendizagens. Nesse sentido, o presente projeto de pesquisa traz como proposta investigar as dificuldades, sentimentos, expectativas e necessidades de professores, que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental em escolas públicas da rede municipal de Rancharia, na região de Presidente Prudente, no momento de sua inserção profissional, a fim de que, por meio de uma melhor compreensão do contexto específico de trabalho destes professores, possamos oferecer subsídios para a planificação de programas de formação contínua que contemplem as necessidades formativas de professores que vivenciam os primeiros anos na docência. Para tanto, esta pesquisa se insere em uma abordagem qualitativa. Será realizada uma pesquisa bibliográfica pertinente ao objeto de estudo e uma pesquisa empírica, que consistirá na aplicação de questionário diagnóstico junto aos professores iniciantes da rede municipal de Rancharia. Posteriormente, a partir das informações obtidas com a aplicação do questionário, será escolhida uma amostra de professores a serem entrevistados, por meio de entrevista semi-estruturada, com vistas ao aprofundamento da compreensão dos processos de aprendizagem e reflexão pelos quais passam os professores no período de sua inserção profissional. Os dados coletados com a aplicação do questionário serão tabulados com o auxílio do programa estatístico "SPSS for Windows" e as informações obtidas, a partir da realização das entrevistas, serão analisadas sob a perspectiva da análise de conteúdo. Durante toda a pesquisa será dada continuidade ao levantamento bibliográfico, com o intuito de aprofundar a análise dos resultados e refletir sobre as situações vivenciadas durante a realização do trabalho. (AU)

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