Busca avançada
Ano de início
Entree

O papel das noções de causa, necessidade e causalidade na definição do conhecimento científico dos segundos analíticos

Processo: 08/56857-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2009
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Filosofia - História da Filosofia
Pesquisador responsável:Lucas Angioni
Beneficiário:Francine Maria Ribeiro
Instituição-sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:05/58322-7 - A filosofia de Aristóteles, AP.TEM
Assunto(s):Causalidade   Ciência   Silogismo   Conhecimento

Resumo

A proposta deste projeto consiste em analisar a noção aristotélica de conhecimento científico, dando seqüência à pesquisa que iniciamos na graduação (processo FAPESP 2005/01400-6). Por uma leitura meticulosa dos Segundos Analíticos de Aristóteles (bem como trechos de outras obras), pretendemos estabelecer as principais características do conhecimento cientifico (identificado, em Segundos Analíticos I 2, 71b 9-12, com a posse de um silogismo científico ou de uma demonstração), que seriam responsáveis pela distinção de tal conhecimento em relação aos demais. De acordo com Aristóteles, conhecemos algo cientificamente quando apreendemos a causa pela qual essa coisa é e apreendemos, também, certa relação necessária, a qual parece envolver aquilo que pretendemos conhecer e o que descobrimos ser a causa adequada que explica a ocorrência daquele fato. Dessa forma, o conhecimento científico aristotélico se apresentaria como um conhecimento de relações necessárias entre algo que é o caso e a causa adequada que explicaria como esse algo vem a ser. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
RIBEIRO, Francine Maria. O conhecimento científico nos Segundos Analíticos de Aristóteles : causa e necessidade na demonstração. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.