Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos de sequencias de culturas em sistema de semeadura direta sobre componentes organicos e a estabilidade de agregados do solo

Processo: 08/57755-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2009
Vigência (Término): 30 de junho de 2012
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Ciência do Solo
Pesquisador responsável:José Eduardo Corá
Beneficiário:Márcio dos Reis Martins
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Matéria orgânica   Agregação do solo   Cultivo de inverno

Resumo

A adaptação do sistema de semeadura direta, utilizado em 25 milhões de hectares no Brasil, depende da escolha de culturas, as quais que devem contribuir para a melhoria dos atributos do solo. Os objetivos do trabalho são: (1) avaliar o efeito de diferentes seqüências de culturas nos teores de componentes da matéria orgânica do solo e avaliar a relação desses componentes com a estabilidade de agregados do. solo (2) avaliar a variação dos componentes da matéria orgânica no decorrer da decomposição de resíduos vegetais e sua relação com a estabilidade de agregados do solo. Na primeira parte do trabalho serão estudados os efeitos da combinação de quatro seqüências de culturas de verão e sete culturas de inverno, após sete anos agrícolas, sobre a estabilidade de agregados do solo, frações orgânicas, atividade microbiana e hidrofobicidade do solo. As seqüências de culturas de verão serão: monocultura de milho, monocultura de soja; cultivos intercalados ano a ano de soja e milho, e seqüência de cultivos de arroz/feijão/algodão/feijão/arroz/algodão/feijão. As culturas de inverno serão: milho, girassol, nabo forrageiro, milheto, feijão guandu, sorgo granífero e crotalária. A estabilidade de agregados em água será determinada por dois métodos de peneiramento em água (método das peneiras múltiplas e método da peneira única). Serão determinados no solo os teores de C orgânico total, carboidratos totais, carboidratos extraídos em ácido diluído, carboidratos extraídos em água quente, carboidratos extraídos em cloreto de potássio, composição de carboidratos por monossacarídeos, atividade microbiana total e hidrofobicidade do solo. Na segunda parte do trabalho, será realizado um experimento de incubação para estudo da dinâmica de alteração da estabilidade de agregados do solo, componentes orgânicos, atividade microbiana e hidrofobicidade do solo durante a decomposição de resíduos de soja e milho no solo. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARTINS, MARCIO DOS REIS; ANGERS, DENIS A.; CORA, JOSE EDUARDO. Carbohydrate Composition and Water-Stable Aggregation of an Oxisol as Affected by Crop Sequence under No-Till. Soil Science Society of America Journal, v. 76, n. 2, p. 475-484, MAR 2012. Citações Web of Science: 19.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MARTINS, Márcio dos Reis. Plantas na agregação e no acúmulo de carbono orgânico em latossolo. 2012. 110 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Jaboticabal.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.