Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização de proteínas similares a Taumatinas em fungos causadores de doenças em cacau, Monilophthora

Processo: 09/50810-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2009
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Molecular e de Microorganismos
Pesquisador responsável:Gonçalo Amarante Guimarães Pereira
Beneficiário:Sulamita de Freitas Franco
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Moniliophthora perniciosa   Taumatina   Vassoura-de-bruxa

Resumo

O cacaueiro, árvore de grande importância econômica em países de clima tropical, vem sendo atacado por doenças provocadas por fungos, que causam grandes perdas na produção, destacando entre eles o basidiomicetos Moniliophthora perniciosa e Moniliophthora roreri. Somente o primeiro ocorre no Brasil, porém, não sabemos até quando o Brasil estará livre dessa doença. Em interações planta patógeno onde existe resposta hipersensitiva (HR) ocorre a indução da expressão de várias proteínas PRs (pahtogenesis related) que agem contra patógenos. Entre elas se destacam as PR5- proteínas similares a taumatina, que têm como característica principal apresentarem atividade antifúngica, glucanolítica e de ligação a açúcares. M. perniciosa, possui uma grande família gênica de proteínas similares a taumatinas, contendo aproximadamente 9 genes. Estudos preliminares com MpTLPI (Moniliophthora perniciosa Thaumatin-like Protein 1) apontam que esse gene está envolvido no processo de interação planta-patógeno, por ser mais expresso no estágio biotrófico (infectivo) do fungo e que sua expressão gênica é induzida quando da adição de extrato de cacau ao meio de cultura. Além disso, MpTLPI possui similaridades de seqüência com inibidores de xilanases, o que pode indicar que esta proteína iniba a liberação de açúcares que seriam sinalizadores de HR da planta.O presente projeto visa o estudo da expressão gênica de MpTLPs e MrTLPs (Moniliophthora roreri Thaumatin-like Protein ) e à clonagem e produção dessas proteínas em sistema heterólogo de expressão, a fim de que possamos conhecer seus mecanismos durante o estabelecimento das doenças. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FRANCO, SULAMITA DE FREITAS; BARONI, RENATA MORO; CARAZZOLLE, MARCELO FALSARELLA; PEREIRA LIMA TEIXEIRA, PAULO JOSE; REIS, OSVALDO; GUIMARDES PEREIRA, GONCALO AMARANTE; COSTA MONDEGO, JORGE MAURICIO. Genomic analyses and expression evaluation of thaumatin-like gene family in the cacao fungal pathogen Moniliophthora perniciosa. Biochemical and Biophysical Research Communications, v. 466, n. 4, p. 629-636, OCT 30 2015. Citações Web of Science: 7.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.