Bolsa 09/50945-6 - Alimentação, História moderna - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Receitas do regime: a dietetica entre indios e espanhois no mexico e peru coloniais (entre os secs. xvi e xvii).

Processo: 09/50945-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2009
Data de Término da vigência: 31 de março de 2012
Área de conhecimento:Ciências Humanas - História - História da América
Pesquisador responsável:Henrique Soares Carneiro
Beneficiário:Alexandre Camera Varella
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Alimentação   História moderna   Medicina   América Colonial
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Alimentacao | America Colonial | Historia Moderna | Medicina | Mesoamerica E Andes

Resumo

Delimitamos este estudo como análise de crenças, políticas e retóricas medicinais, de temperança ou sanificantes, nas representações de hábitos da alimentação em ambientes do encontro entre as "altas culturas" ameríndias e os invasores ibéricos, enfatizando contextos da Nova Espanha entre meados dos séculos XVI e XVII. Pensamos hábitos alimentares num sentido abrangente do consumo de "alimentos" e "drogas", porque estes tipos de ingestão compõem um campo comum, e não somente de práticas cotidianas, pois também assumem associações e paralelos no âmbito das representações de qualidades intrínsecas e efeitos no corpo humano. É que interrogamos, em particular, a tradição hipocrático-galênica como referencial de idéias e intenções que fazem a leitura das virtudes de coisas do Novo Mundo. Essas visões ofereceriam sentidos para legitimar, alterar e refusar saberes e práticas locais, delimitando critérios de uso, receitas de sabedoria para o judicioso proveito de gêneros e preparados. E se existem códigos de interdição ou de restrição de costumes e coisas (geralmente como políticas de embate à idolatria e embriaguez, tal como vimos no mestrado), podemos também obter dispositivos de adaptação secular e controle moral, que compreendem técnicas para explorar comidas e especiarias, fumos e bebidas, ervas e raízes, ou seja, modos de gerir o que ingerir da natureza americana. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
VARELLA, Alexandre Camera. Receitas do regime: a dietética entre índios e espanhóis no México e Peru entre os séculos XVI e XVII. 2012. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD) São Paulo.