Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação histopatológica do tratamento do carcinoma espinocelular cutâneo em camundongos usando terapia fotodinâmica mediada por azul de metileno

Processo: 09/51336-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2010
Vigência (Término): 31 de outubro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia
Pesquisador responsável:José Roberto Machado Cunha da Silva
Beneficiário:Ana Paula da Silva
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Azul de metileno   Terapia fotodinâmica

Resumo

O carcinoma espinocelular cutâneo (CEC) é um tipo de câncer de pele não melanoma que afeta tanto os humanos como os animais domésticos. A terapia fotodinâmica (TFD) é uma alternativa clínica para tratar uma variedade de neoplasias, incluindo o CEC. Essa terapêutica utiliza moléculas fotossensibilizadoras (FS) no tecido alvo seguido por irradiação com luz, em especial, na parte vermelha do espectro visível (>630 nm), usando um comprimento de onda adequado para gerar oxigênio singlete ou espécies reativas de oxigênio (EROs) que são capazes de levar a célula tumoral à morte. A morte celular; provocada pela TFD pode ocorrer tanto por apoptose como por necrose, em virtude das diferentes dosagens e tipos de FS, assim como, a dose da irradiação que o tecido alvo receberá. O azul de metileno é um corante fenotiazínico capaz de absorver luz no espectro vermelho, o qual é ideal para tecidos de humanos e animais. Este corante possui alta capacidade de gerar oxigênio singlete. Além da morte direta das células tumorais, a TFD pode agir por meio de outros mecanismos de ação provocando a destruição da vascularização tumoral e a ativação da resposta imune. A maior parte dos efeitos conhecidos da TFD é proveniente de estudos in vitro e clínicos, poucos são os estudos in vivo. A proposta desta pesquisa é avaliar mediante microscopia óptica, eletrônica, marcação imuno-histoquímica e técnicas de biologia molecular os efeitos da TFD mediada pór azul de metileno no CEC de camundongos Swiss induzidos quimicamente por DMBA/TPA. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SILVA, ANA PAULA; NEVES, CAMILA LIMA; SILVA, ELIZANGELA DOS ANJOS; LIMA PORTELA, TANIA CRISTINA; IUNES, RENATA STECCA; COGLIATI, BRUNO; SEVERINO, DIVINOMAR; BAPTISTA, MAURICIO DA SILVA; ZAIDAN DAGLI, MARIA LUCIA; HERNANDEZ BLAZQUEZ, FRANCISCO JAVIER; MACHADO CUNHA DA SILVA, JOSE ROBERTO. Effects of methylene blue-mediated photodynamic therapy on a mouse model of squamous cell carcinoma and normal skin. Photodiagnosis and Photodynamic Therapy, v. 23, p. 154-164, SEP 2018. Citações Web of Science: 1.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Ana Paula da. Avaliação histopatológica do tratamento do carcinoma espinocelular cutâneo em camundongos usando terapia fotodinâmica mediada por azul de metileno.. 2014. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.