Busca avançada
Ano de início
Entree

Terapia celular em coelhos com lesão medular induzida (modelo de rastreamento e eficiência) em cães com lesão medular compressiva causada por hérnia toracolombar de disco

Processo: 09/51605-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2009
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária
Pesquisador responsável:Carlos Eduardo Ambrósio
Beneficiário:Matheus Levi Tajra Feitosa
Instituição-sede: Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA). Universidade de São Paulo (USP). Pirassununga , SP, Brasil
Assunto(s):Traumatismos da medula espinal   Células-tronco   Coelhos   Cães

Resumo

O processo regenerativo de danos sofridos ao sistema nervoso central (SNC), e em especial a medula espinhal, apresenta alguns fatores limitantes, tais como a capacidade limitada do SNC em repor as células danificadas. O uso de células-tronco para o tratamento das lesões medulares surge como uma esperança para os portadores de lesão medular. Apesar de diversas tentativas terapêuticas terem sido realizadas, inclusive em humanos, os resultados ainda permanecem insatisfatórios. O presente trabalho propõe a utilização de células-tronco da polpa dentária humana em coelhos com lesão medular induzida e o rastreamento destas células pós-transplante. Em uma segunda etapa serão injetadas células-tronco do epitélio olfatório de cães em cães com lesão medular crônica, causada por herniação de discos intervertebrais. Nos cães e nos coelhos serão realizados testes comportamentais e de avaliação do potencial somatosensorial evocado (PSE) semanalmente, antes e após a realização do transplante celular para a análise da recuperação funcional. Radiografia simples, mielografia e tomografia computadorizada serão utilizadas antes e após o tratamento cirúrgico para a avaliação e correto diagnóstico da lesão medular nos cães. Os coelhos transplantados serão eutanasiados para realizar o rastreamento das células transplantadas através do gene repórter LacZ transfectado nas células anteriormente ao transplante. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TAJRA FEITOSA, MATHEUS LEVI; PALMEIRA SARMENTO, CARLOS ALBERTO; BOCABELLO, RENATO ZONZINI; BALEEIRO BELTRAO-BRAGA, PATRICIA CRISTINA; PIGNATARI, GRACIELA CONCEICAO; GIGLIO, ROBSON FORTES; MIGLINO, MARIA ANGELICA; ORLANDIN, JESSICA RODRIGUES; AMBROSIO, CARLOS EDUARDO. Transplantation of human immature dental pulp stem cell in dogs with chronic spinal cord injury. Acta Cirurgica Brasileira, v. 32, n. 7, p. 540-549, JUL 2017. Citações Web of Science: 8.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.