Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação do estado nutricional de plantas de milho submetidas a níveis de nitrogênio, fósforo, potássio e manganês utilizando o sistema de visão artificial

Processo: 09/51835-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2010
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Ciência do Solo
Pesquisador responsável:Pedro Henrique de Cerqueira Luz
Beneficiário:Liliane Maria Romualdo
Instituição-sede: Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA). Universidade de São Paulo (USP). Pirassununga , SP, Brasil
Assunto(s):Sensoriamento remoto   Macronutrientes   Zea mays   Diagnose foliar

Resumo

A utilização de sistema de visão artificial para avaliação do estado nutricional das plantas pode ser uma ferramenta promissora, principalmente para o diagnóstico complementar da necessidade de adubação para culturas, como por exemplo, do milho que se destaca como um dos principais cereais anuais da agricultura brasileira. O objetivo do trabalho é avaliar novo módulo do sistema de processamento de imagens digitais TreeVis (SVA) na identificação foliar de níveis dos nutrientes N, P, K e Mn em plantas de milho em casa de vegetação e posteriormente no campo. O delineamento experimental será inteiramente casualizado, em esquema fatorial 4 (níveis) x 4 (épocas) com 4 repetições. Os tratamentos serão constituídos de 4 níveis de N, P, K e Mn, independentes para cada nutriente: 1-omissão completa; 2-1/3 da dose; 3-2/3 da dose e 4-dose completa, em 4 épocas de desenvolvimento da planta: V4, V7, no pendoamento e florescimento. Para cada estádio de desenvolvimento serão feitas amostragens de folhas e, por meio do SVA serão obtidas as imagens das folhas e, extraídos um conjunto de características que possam mostrar algum padrão comum do nutriente que se pretende avaliar, correlacionando com os resultados de análise química das referidas folhas nos respectivos estádios. No experimento em casa de vegetação também serão avaliados os parâmetros de crescimento, massa seca e determinados os teores de nutrientes na parte aérea e raiz, e para o experimento de campo será feita a avaliação da produção de grãos e determinação dos teores de nutrientes na folha diagnostica, além do estudo do SVA Será realizada correlação entre os teores foliares dos nutrientes avaliados e os sintomas que se manifestarem através da leitura das imagens do sistema de visão artificial para os níveis testados, em todas as épocas de avaliação. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ROMUALDO, L. M.; LUZ, P. H. C.; DEVECHIO, F. F. S.; MARIN, M. A.; ZUNIGA, A. M. G.; BRUNO, O. M.; HERLING, V. R. Use of artificial vision techniques for diagnostic of nitrogen nutritional status in maize plants. COMPUTERS AND ELECTRONICS IN AGRICULTURE, v. 104, p. 63-70, JUN 2014. Citações Web of Science: 14.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.