Busca avançada
Ano de início
Entree

As obras de Giorgio De Chirico do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo

Processo: 06/53375-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2006
Vigência (Término): 31 de agosto de 2008
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Fundamentos e Crítica das Artes
Pesquisador responsável:Nelson Alfredo Aguilar
Beneficiário:Mariana Karina Ribeiro
Instituição-sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Pinturas (arte)

Resumo

Este projeto propõe: 1) Estudar e compreender o lugar ocupado pelas obras do pintor Giorgio De Chirico, pertencentes ao MAC-USP, em seu percurso artístico, relacionando as mesmas aos textos produzidos pelo artista, entre 1911 e 1940. 2) Investigar a utilização de elementos da tradição clássica na poética de De Chirico e em sua visão da modernidade. A justificativa para esta proposta de trabalho encontra-se na necessidade de valorização e conservação de parte importante do acervo de arte moderna do Estado de São Paulo, através dos diálogos entre a coleção local e o panorama geral da carreira de Giorgio de Chirico, assim como com os últimos resultados da bibliografia internacional sobre o assunto. Destaca-se que o estudo da recepção da tradição clássica insere-se em um contexto maior de pesquisa, já desenvolvido pelo Projeto Temático Biblioteca Cicognara na UNICAMP, com apoio da FAPESP. Visamos o entendimento da contribuição da obra de De Chirico e da noção de seu "classicismo moderno"1 para a recepção da tradição clássica na cultura contemporânea. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
RIBEIRO, Mariana Karina. A viagem do Argonauta : as poeticas de Giorgio de Chirico no acervo do MAC-USP. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.