Busca avançada
Ano de início
Entree

Tempo e Devir em Convulsão: Dimensões da História no cinema de Glauber Rocha(1964-1969)

Processo: 06/05381-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2008
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Humanas - História - Teoria e Filosofia da História
Pesquisador responsável:Hélio Rebello Cardoso Júnior
Beneficiário:Rodrigo Poreli Moura Bueno
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Assunto(s):História cultural   Cinema brasileiro   Cultura brasileira
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cinema Brasileiro | cultura brasileira | História Cultural | História e Cinema

Resumo

Pretende-se discutir aqui algumas noções de história e elementos culturais, políticos e estéticos que se articulam na obra cinematográfica de Glauber Rocha (1939-1981), tendo como principais bases teóricas as contribuições de autores como Ismail Xavier e Gilles Deleuze. Os filmes analisados aqui serão "Deus e o Diabo na Terra do Sol" 1964),"Terra em Transe"(1967); e "O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro" (1969). Apesar das peculiaridades de cada um, podemos perceber que, neles existe a afirmação de uma historicidade na qual se articulam e se inter-relacionam fenômenos de natureza econômica, política, cultural, devido a certo caráter específico do tempo histórico. Para Deleuze, o cinema de Glauber Rocha se liga à idéia de transe. Entende-se que esse elemento se relaciona com a temporalidade histórica dos filmes, constituindo um estado no qual o tempo cronológico perde sua lógica e sua concretude. Além do mais, o transe subverte as dicotomias estáveis entre o privado e o público, a realidade e a ficção. Neste sentido, são elaborados discursos e signos fílmicos, aptos a dialogar com o contexto sócio-cultural brasileiro, apontando para suas ambigüidades, incertezas e tensões.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BUENO, Rodrigo Poreli Moura. Tempo e devir em convulsão: dimensões da história no cinema de Glauber Rocha (1964-1969). 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências e Letras. Assis Assis.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.