Busca avançada
Ano de início
Entree

Música e cultura popular em Campinas: um estudo etnomusicológico sobre identidade, espaço e música

Processo: 06/06049-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2008
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2011
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Pesquisador responsável:Lenita Waldige Mendes Nogueira
Beneficiário:Erica Giesbrecht
Instituição-sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Etnomusicologia   Identidade cultural   Identidade étnica   Cultura popular   Música popular   Relações étnicas e raciais   Campinas (SP)

Resumo

Discussões sobre as relações possíveis entre música e identidade vêm ganhando corpo, tanto no âmbito dos Estudos Culturais, como também etnomusicológicos. Levando em consideração estes aportes teóricos, o presente projeto de pesquisa visa estudar dois grupos de cultura popular sediados na cidade de Campinas, sob um recorte temporal que se inicia na década de 80, quando foi fundado o grupo atualmente mais antigo, até o presente momento. Embora as propostas e os repertórios destes grupos sejam distintos entre si, preservam uma matriz negra/rural/escrava em seu legado musical pela qual os integrantes demonstram grande interesse, levando-os a processos de escolha, manutenção e divulgação deste material. O objetivo deste projeto é propor a investigação das relações sociais e culturais engendradas por estes processos, tendo como instrumental teórico tanto as reflexões pertinentes à etnomusicologia, quanto as provenientes dos Estudos Culturais. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GIESBRECHT, Erica. O Passado Negro : a incorporação da memória negra da cidade de Campinas através das performances de legados musicais. 2011. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.