Busca avançada
Ano de início
Entree

Genótipos da proteína circunsporozoítica de Plasmodiun vivax associados ao complexo principal de histocompatibilidade

Processo: 06/06458-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2008
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Molecular e de Microorganismos
Pesquisador responsável:Ricardo Luiz Dantas Machado
Beneficiário:Luciane Moreno Storti de Melo
Instituição-sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Polimorfismo genético   Malária

Resumo

Atualmente mais de 99% dos casos de malária no Brasil ocorrem na região da Amazônia e a espécie P. vivax tem sido responsável por cerca de 80% dos casos registrados. Diversos estudos analisando resposta sorológica a diferentes peptídeos do parasito têm obtido resultados variáveis de acordo com o antígeno utilizado e a população analisada. Estudos prévios têm descrito associações entre a resposta imune de anticorpos contra as regiões repetitivas da CSP e diferenças alélicas nos genes do HLA II. Sabendo-se dessa variabilidade de respostas e conhecendo-se a característica altamente miscigenada da população brasileira objetiva-se no presente estudo avaliar a relação entre a resposta de anticorpos contra peptídeos antígenos das variantes de P. vivax (VK210, VK247 e P. vivax-like) e os polimorfismos de HLA II em populações endêmicas da Amazônia, para melhor entendimento dos mecanismos que modulam a resposta imune contra a malária. Serão utilizadas 150 amostras de sangue de pacientes com malária, diagnosticado pela gota espessa e pela técnica de NESTED-PCR como P. vivax, de três regiões da Amazônia brasileira. Os tipos variantes deste parasito serão identificados pela técnica PCR-RFLP. Serão utilizadas 150 amostras de doadores colhidas nos bancos de sangue das respectivas áreas endêmicas como grupos controles locais. A genotipagem do HLA II será realizada por PCR-SSP para os alelos do HLA-DRB e do HLA-DQB. A resposta sorológica será analisada por testes de ELISA para epítopos do fragmento 200L da PvMSP1, para a PvDBP, para duas regiões da PvCSP e para epítopos da região repetitiva da CSP dos três tipos variantes de P. vivax como objetivo de encontrar modulação da resposta imune pelos polimorfismos de HLA II frente a esses tipos variantes do parasito.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MELO, Luciane Moreno Storti de. Avaliação da resposta de anticorpos contra antígenos de Plasmodium vivax relacionada a fatores genéticos do parasito e do hospedeiro humano. 2011. 176 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista. Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas. São José do Rio Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.