Busca avançada
Ano de início
Entree

Shi-zen 7 cuias: Dança Pessoal e Butoh

Processo: 07/01712-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2008
Vigência (Término): 31 de julho de 2009
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Teatro
Pesquisador responsável:Renato Ferracini
Beneficiário:Erika Carolina Cunha Rizza de Oliveira
Instituição-sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:04/08089-1 - Aspectos orgânicos na dramaturgia de ator, AP.JP

Resumo

Proponho dentro dessa pesquisa, responder a seguinte questão:- Como aconteceu o intercâmbio do Butoh e da Dança Pessoal na construção do espetáculo "Shi-zen, 7 cuias" do Grupo LUME Teatro, com direção de Tadashi Endo? Principalmente no que concerne a estruturas comuns ou divergentes entre esses processos, durante sua criação. No teatro contemporâneo, novas formas de composições "não-lineares" têm sido desenvolvidas no Brasil. O centro de treinamento do Lume Teatro desenvolve um trabalho em torno da Dança Pessoal que apresenta características semelhantes ao Butoh. A possibilidade de encontro destas duas formas de trabalho ocorreu na realização desse espetáculo. Apesar deste encontro ter produzido um resultado cênico extremamente contemporâneo, rico em imagens e em poesia, o objeto desta pesquisa não é a análise do espetáculo, e sim tentar compreender como determinadas escolhas e procedimentos de trabalho se uniram durante o processo de criação.A primeira etapa desse projeto consiste em entrevistas com os atores, na tentativa de encontrar uma resposta a essa questão e também mapear o caminho feito pelo LUME Teatro: a visita de outros mestres de Butoh (Anzu Furukawa e Natsu Nakashima), que auxiliaram e alimentaram as técnicas desenvolvidas nesse centro de pesquisa, especialmente com uma técnica denominada "Dança Pessoal".A segunda etapa consiste na construção de um pensamento através de alguns autores/pesquisadores do Butoh, como Christine Greiner, Maura Baiocchi, Yoshito Ohno, Toshio Mizohata, Ana Cristina Colla (doutorado em andamento) e o próprio orientador do projeto, Renato Ferracini, para destacar os pontos de intersecção desses procedimentos expressivos: o Butoh e a Dança Pessoal. Esse trabalho é a continuação de uma pesquisa de Iniciação Científica na Universidade de São Paulo, (2002 - 2004), denominada: "Dramaturgia do Ator e Dança Pessoal: Pontos Convergentes e Divergentes" sob orientação de Antonio Luis Dias Januzelli e fazia parte de uma pesquisa maior do orientador sobre as "Metodologias da prática do Ator no Brasil".

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
OLIVEIRA, Erika Carolina Cunha Rizza de. Dialogos entre o Buto e a Dança pessoal. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.