Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação comparativa do padrão de locomoção em atividades da vida diária de diabéticos neuropatas por meio de emg de superfície e cinemática

Processo: 07/01799-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2008
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2010
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Isabel de Camargo Neves Sacco
Beneficiário:Andrea Naomi Onodera
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:04/09585-2 - Estudo biomecânico da locomoção de diabéticos neuropatas com e sem o uso do calçado habitual, AP.JP
Assunto(s):Polineuropatias   Eletromiografia   Extremidade inferior   Biomecânica   Cinemática

Resumo

Diabetes Mellitus é uma doença crônica e sistêmica que causa diversas complicações graves em grande escala mundial. Dentre as diversas complicações, destaca-se a polineuropatia diabética simétrica distal, que evolui progressivamente de sensorial, para motora chegando a gerar alterações autonômicas. Uma das conseqüências da neuropatia diabética são as alterações no trofismo muscular, principalmente da musculatura intrínseca do complexo tornozelo-pé, que podem levar a deformidades no segmento, limitação de mobilidade articular e alterações na ativação muscular durante habilidades de locomoção. Muitos estudos descrevem a marcha de diabéticos neuropatas em superfície plana, porém a literatura ainda é escassa na descrição das atividades de vida diária destes sujeitos. O subir e descer escadas representa uma atividade mais semelhante às demandas das atividades de vida diária, além de ser mecanicamente diferente da marcha no plano, pois requer do sistema motor a habilidade e capacidade de vencer uma força vertical para o deslocamento. Portanto, propomos descrever e comparar a cinemática de membro infeior e as ativações musculares do tibial anterior, gastrocnêmio lateral, fibular longo e vasto lateral durante a fase de apoio das habilidades de subir e descer escada entre diabéticos neuropatas e não diabéticos. Os grupos a serem estudados serão formados por 30 voluntários adultos de ambos os sexos, divididos igualmente em dois grupos: grupo controle e grupo de diabéticos neuropatas. O protocolo experimental será constituído de duas etapas: (1) avaliação inicial para investigação de aspectos relacionados à diabetes e à neuropatia, (2) avaliação cinemática e eletromiográfica de membro inferior durante as habilidades motoras de subir e descer escada. Considerando a funcionalidade e a independência desta população é importante investigar as estratégias motoras que os diabéticos neuropatas adotam em seu cotidiano, pois estas alteração auxiliarão na compreensão de parte do mecanismo que leva os diabéticos neuropatas a ulcerarem seus pés no dia-a-dia. Tal informação será de extrema relevância para a orientação desta população, além de auxiliar a traçar as condutas de reabilitação dos diabéticos neuropatas.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GOMES, ALINE A.; ONODERA, ANDREA N.; OTUZI, MITIE E. I.; PRIPAS, DENISE; MEZZARANE, RINALDO ANDRE; SACCO, ISABEL C. N. ELECTROMYOGRAPHY AND KINEMATIC CHANGES OF GAIT CYCLE AT DIFFERENT CADENCES IN DIABETIC NEUROPATHIC INDIVIDUALS. MUSCLE & NERVE, v. 44, n. 2, p. 258-268, AUG 2011. Citações Web of Science: 31.
ONODERA, ANDREA N.; GOMES, ALINE A.; PRIPAS, DENISE; MEZZARANE, RINALDO A.; SACCO, ISABEL C. N. LOWER LIMB ELECTROMYGRAPHY AND KINEMATICS OF NEUROPATHIC DIABETIC PATIENTS DURING REAL-LIFE ACTIVITIES: STAIR NEGOTIATION. MUSCLE & NERVE, v. 44, n. 2, p. 269-277, AUG 2011. Citações Web of Science: 14.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ONODERA, Andrea Naomi. Avaliação comparativa do padrão de locomoção em atividades da vida diária de diabéticos neuropatas por meio de eletromiografia de superfície e cinemática. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.