Busca avançada
Ano de início
Entree

A cidade inscrita no meu corpo: a saúde da mulher moradora em áreas de exclusão social

Processo: 07/02109-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2008
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Geografia - Geografia Humana
Pesquisador responsável:Raul Borges Guimarães
Beneficiário:Natália Cristina Alves
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Geografia da saúde   Exclusão social   Pesquisa qualitativa   Estudos de gênero   Saúde da mulher   Presidente Prudente (SP)

Resumo

As questões de saúde nos remetem ao debate a respeito da articulação entre diferentes escalas geográficas, como a escala do corpo, da casa, do urbano, dentre outras. Estas articulações podem ser analisadas a partir de uma abordagem de gênero. Neste contexto, o presente projeto tem por finalidade estudar a percepção de moradoras em áreas de exclusão social da cidade de Presidente Prudente-SP a respeito da saúde do gênero feminino, através de suas histórias de vidas. Estudos preliminares indicam que as mulheres convivem com as manifestações do fenômeno da saúde diferente do gênero masculino, assim como possuem formas diferenciadas de compreender, elaborar e agir diante das situações de reprodução das estruturas arcaicas e comportamentais pré-estabelecidos para homens e mulheres, diretamente relacionadas a processos econômicos, culturais e políticos da sociedade contemporânea.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ALVES, Natália Cristina. A cidade inscrita no meu corpo : gênero e saúde em Presidente Prudente-SP. 2010. 94 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista. Faculdade Ciências e Tecnologia. Presidente Prudente.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.