Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo de proteínas selecionadas como potenciais marcadores em câncer de cabeça e pescoço

Processo: 07/02223-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2008
Vigência (Término): 31 de julho de 2009
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Humana e Médica
Pesquisador responsável:Andréia Machado Leopoldino
Beneficiário:Flávia Amoroso Matos e Silva
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:06/06334-4 - Estudo molecular e funcional da oncoproteína SET, AP.JP
Assunto(s):Técnicas de diagnóstico molecular   Alvo terapêutico   Interferência de RNA   Transdução de sinais   Neoplasias   Marcador molecular

Resumo

Este projeto de mestrado faz parte do projeto Jovem Pesquisador aprovado pela FAPESP em 2007, que visa ao estudo molecular e funcional da oncoproteína SET e de outras 2 proteínas selecionadas em projetos anteriores. Este trabalho será desenvolvido na mesma Instituição e auxiliará no estabelecimento da nova linha de pesquisa que já está sendo implantada e estabelecida na Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto, USP. O objetivo central do projeto de mestrado é o estudo molecular e funcional de proteínas selecionadas como potenciais marcadores tumorais em câncer de cabeça e pescoço. Nesta abordagem, pretende-se verificar o potencial destes marcadores para utilização em diagnóstico e prognóstico, bem como entender o papel deles na tumorigênese. Recentemente, validamos em linhagens tumorais de câncer de cavidade oral, um novo marcador tumoral, a proteína SET (resultados obtidos durante Pesquisa no exterior-PD, processo FAPESP 05/03380-2). Na presente proposta, será dada continuidade ao estudo deste marcador tumoral utilizando amostras de tumores de cabeça e pescoço obtidas no Brasil pelos médicos e patologistas do Grupo GENCAPO (colaborador neste trabalho). Nós utilizaremos a classificação dos tumores utilizada pelo Grupo GENCAPO e todas as análises de imunohistoquimica serão realizadas com a colaboração de um patologista. Os tumores serão avaliados também com relação à expressão de outros dois marcadores selecionados a MARK3 e a hnRNPK. Resultados importantes obtidos na primeira avaliação da SET em linhagens tumorais mostraram sua participação em uma das vias de sinalização que vem sendo apontada como uma das principais na tumorigênese de cabeça e pescoço (Leopoldino et al., artigo em preparação). Sendo assim, propomos a continuidade do estudo da oncoproteína SET e também a investigação dos outros 2 marcadores selecionados em projetos anteriores que vêm sendo apontados como marcadores de prognóstico em outros tipos de tumores. Este projeto contará com a colaboração do Dr. J. Silvio Gutkind (NIH, EUA) para a continuidade dos estudos funcionais e moleculares da oncoproteína SET e do Grupo GENCAPO para o estudo dos outros marcadores. Nesta proposta serão analisadas cerca de 30 amostras de tumores de cabeça e pescoço utilizando imunobloting e imunohistoquímica usando tissue array com cerca de 93 amostras. O desenvolvimento deste trabalho será muito importante para o estudo dos marcadores tumorais selecionados anteriormente, visando assim à aplicação destes no prognóstico, diagnóstico e acompanhamento do paciente, visto que a recidiva acontece com grande freqüência no câncer de cabeça e pescoço.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ALMEIDA, LUCIANA O.; GARCIA, CRISTIANA B.; MATOS-SILVA, FLAVIA A.; CURTI, CARLOS; LEOPOLDINO, ANDREIA M. Accumulated SET protein up-regulates and interacts with hnRNPK, increasing its binding to nucleic acids, the Bcl-xS repression, and cellular proliferation. Biochemical and Biophysical Research Communications, v. 445, n. 1, p. 196-202, FEB 28 2014. Citações Web of Science: 9.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Flávia Amoroso Matos e. Estudos das proteínas hnRNP K, SET e MARK3 como potenciais marcadores de prognóstico em câncer epidermóide de cabeça e pescoço (HNSCC). 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.