Busca avançada
Ano de início
Entree

Viabilidade do uso de agentes de controle biológico contra Penicillium digitatum na fase de pós-colheita

Processo: 07/02045-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2008
Vigência (Término): 31 de maio de 2009
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitossanidade
Pesquisador responsável:Katia Cristina Kupper
Beneficiário:Cristiane Moretto
Instituição Sede: Instituto Biológico (IB). Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA). Secretaria de Agricultura e Abastecimento (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Bacillus subtilis   Leveduras   Tratamento térmico   Pós-colheita   Controle biológico
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bacillus subtilis | levedura | pós-colheita | tratamento térmico | Controle Biológico

Resumo

Não obstante a importância econômica e social que representa a citricultura para o país, este setor enfrenta vários problemas de natureza fitossanitária. Dentre tais problemas, destacam-se as doenças de pós-colheita, que normalmente são iniciadas no campo e irão se desenvolver durante a colheita, transporte, embalagem e armazenamento dos frutos. Em especial, o bolor verde, causado por Penicillium digitatum, é responsável por grandes perdas de frutos cítricos em fase de comercialização, sendo muitas vezes um fator limitante na produção. Com o crescente aumento no consumo de alimentos isentos de agrotóxicos, devido a uma maior preocupação do consumidor com a qualidade de vida e saúde, produtores têm buscado novas alternativas de controle de doenças e, dentre estas, encontra-se o controle biológico. Tal medida de controle, empregada neste trabalho, visa encontrar uma metodologia a ser empregada em packing-house de produtores orgânicos, de modo que frutos sejam protegidos contra P. digitatum, ou que, pelo menos haja uma diminuição do uso de fungicidas em packing-house convencional, durante o tratamento de frutos cítricos. Em conseqüência disso, este trabalho tem por objetivos: (i) avaliar a eficiência do tratamento térmico, isoladamente ou em combinação com agentes de controle biológico(ACBs), no controle de Penicillium digitatum; (ii) verificar a compatibilidade entre ACBs e fungicidas no controle do bolor verde em frutos cítricos; (iii) verificar a possibilidade de utilização dos ACBs com as principais ceras empregadas no acondicionamento pós-colheita dos frutos cítricos; (iv) avaliar o uso dos ACBs, combinados ou não com fungicida, com as principais ceras utilizadas no acondicionamento pós-colheitas dos frutos cítrico e, finalmente, (v) verificar o efeito dos ACBs, durante o processo de beneficiamento em packing-house, na qualidade dos frutos cítricos.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MORETTO, CRISTIANE; LIMA CERVANTES, ANTONIO LUCAS; BATISTA FILHO, ANTONIO; KUPPER, KATIA CRISTINA. Integrated control of green mold to reduce chemical treatment in post-harvest citrus fruits. Scientia Horticulturae, v. 165, p. 433-438, . (07/03692-0, 07/02045-0)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.