Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da uréia na cinética de cristalização de mulita

Processo: 07/02701-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2008
Vigência (Término): 31 de agosto de 2009
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Materiais Não-metálicos
Pesquisador responsável:Gilmar Patrocínio Thim
Beneficiário:Luciana de Simone Cividanes Coppio
Instituição-sede: Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Ministério da Defesa (Brasil). São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):Cinética   Processo sol-gel   Mulita

Resumo

Mulita é um material cerâmico com grandes aplicações tecnológicas. Devido às suas propriedades químicas, físicas e mecânicas ela tem sido utilizada como peças ou partes de peças que estão sujeitas a grandes esforços mecânicos e ambientes extremamente corrosivos. As suas propriedades físico-químicas estão correlacionadas com o método de síntese utilizado. Dentre os diversos métodos de síntese disponíveis para a obtenção de mulita, o método sol-gel é um dos mais atraentes, possibilitando a obtenção de materiais com elevado grau de pureza e controle de suas propriedades. Mulita pode ser obtida pelo processo sol-gel através de duas rotas de síntese: monofásico e difásico. Neste trabalho será estudada a síntese de mulita pelo processo sol-gel utilizando a rota monofásica e estudo da influência na uréia no processo de cristalização da mulita. O mecanismo da reação será estudado por ressonância magnética nuclear, espectroscopia no infravermelho e difração de raios-X. Os parâmetros cinéticos serão obtidos pelo método não isotérmico, utilizando o modelo de Avrami.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CAMPOS, T. M. B.; CIVIDANES, L. S.; BRUNELLI, D. D.; SAKANE, K. K.; THIM, G. P. Effect of ethylene glycol on the mullite crystallization. Journal of the European Ceramic Society, v. 32, n. 4, p. 835-842, APR 2012. Citações Web of Science: 10.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
COPPIO, Luciana de Simone Cividanes. Estudo do efeito da uréia na cinética de cristalização de mulita: experimental e computacional. 2009. 136 f. Dissertação de Mestrado - Brasil. Ministério da Defesa. Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA). Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) São José dos Campos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.